O papel de um sindicato é representar a categoria e lutar pelos direitos dos seus representados, conquistando benefícios para todos. Por isso é tão importante que a categoria participe ativamente da vida sindical e busque o sindicato sempre que houver um problema administrativo na sua unidade.
Foi o que aconteceu na Penitenciária de Flórida Paulista. Semana passada um servidor foi agredido e o sindicato, informado do fato pelos funcionários, foi ao local duas vezes representado pelo Coordenador da Regional de Presidente Venceslau, Gilberto Antonio, e pelo Diretor de Formação Sindical Fábio Jabá.
Além de prestar assistência ao ASP agredido, os dirigentes sindicais conversaram com os funcionários e saíram da unidade convictos da necessidade de automatizar com urgência as portas das celas. O sindicato então protocolou um ofício para a SAP fazendo esse requerimento, e terça-feira passada obteve do secretário Lourival Gomes a resposta de que o pedido havia sido acatado: a automatização da Penitenciária de Flórida Paulista foi autorizada pelo governo.
"Já havíamos protocolado um ofício ao secretário sobre essa questão e hoje (terça-feira) pudemos reforçar o pedido durante a reunião que tivemos na SAP. O secretário Lourival Gomes ligou na hora para a CROESTE autorizando a automação da unidade", disse o Presidente do SIFUSPESP, João Rinaldo Machado, que foi à reunião acompanhado do Diretor de Formação Sindical Fábio Jabá.