compartilhe>

O SIFUSPESP sempre alertou os servidores do sistema quanto à opção pela automação das unidades. A preocupação é que, sem uma manutenção adequada e regular, o equipamento da automação possa dar defeito ou ser danificado, e os servidores corram riscos sérios em virtude disso. A melhor solução defendida pelo sindicato é a mecanização ou, melhor ainda, a automação com mecanização – um modelo híbrido que está sendo implantado no CDP de Hortolândia.

A automatização/mecanização das unidades é uma conquista do SIFUSPESP que neste ano começou a ser realizada. Tem como função reduzir o contato dos ASPs com presos, diminuindo o risco de agressão ao servidor. O projeto deve ser implantado em todas as unidades prisionais do estado de São Paulo e – também atendendo a um pedido do SIFUSPESP - tem como prioridade de implantação as unidades em que há registro de agressão contra funcionários.

Na semana passada o Presidente do sindicato, acompanhado de coordenadores e colaborador, fez uma visita no Centro de Detenção Provisória de Hortolândia para averiguar a obra de inserção do modelo de automação/mecanização na unidade que tem um diferencial positivo.

O projeto das portas de celas feito no CDP de Hortolândia foi diferenciado do formato de automatização que foi feito em unidades que escolheram este formato. Neste projeto há um dispositivo que garante que se houver alguma falha no comando automatizado, as portas poderão ser facilmente manuseadas de uma forma mecanizada. "É importante que os dois modelos sejam utilizados nas unidades prisionais, pois onde um não der certo com certeza o outro dará", afirma o Coordenador de Campinas Edgar Machado.

Durante a visita ao local, os dirigentes sindicais perceberam problemas físicos na unidade. O Diretor Geral, em conversa com os representantes do SIFUSPESP, informou que já foi requerido uma reforma geral no CDP e que falta agora a liberação da verba pela Secretaria, para que as melhorias sejam feitas.

Após a reforma no CDP de Hortolândia, será iniciada a obra de implantação da automação/mecanização no CDP de Campinas, com previsão de ser concluída ainda neste ano. Em janeiro de 2014 a primeira unidade na região prevista para implantação do projeto será o CDP de Jundiaí.

Estiveram presentes na visita o Presidente João Rinaldo Machadado; o Coordenador da regional de Sorocaba, Silvio Roberto Pinheiro; o  Coordenador Adjunto Geraldo Arruda; o colaborador de Sorocaba Reginaldo Lopes; e o Coordenador da Regional Campinas, José Edgar Machado

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp