compartilhe>

 

 

As denúncias divulgadas pela TV Band no início deste mês apresentaram à sociedade uma série de irregularidades que acontecem, à vista da direção dos CDPs de Pinheiros, dentro das unidades. Mas nem tudo foi dito. O SIFUSPESP se reuniu com uma comissão de servidores das unidades e hoje procurou o deputado estadual Major Olímpio para oficializar as denúncias. Ficou então combinado que nesta quarta-feira (19), às 13h, os servidores e os representantes do sindicato irão se reunir com vários deputados – líderes e membros das comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários – para explanar sobre os problemas nas unidades e exigir ações de proteção aos servidores.

180912major2No ofício protocolado hoje ao deputado Major Olímpio e ao líder da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, deputado Adilson Rossi, o SIFUSPESP relata resumidamente alguns dos problemas mais graves que estão acontecendo no CDP 4 de Pinheiros, especificamente. Mas como sabemos que os casos se repetem em outras unidades, o sindicato convoca todos os servidores penitenciários que tenham denúncias fundamentadas para fazer da sua unidade para comparecer à reunião, que vai acontecer no gabinete do deputado Major Olímpio na Assembleia Legislativa de São Paulo.

As denúncias apresentadas hoje serão formalizadas também para a Secretaria da Administração Penitenciária, para a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, para o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), para a Procuradoria Geral, ao Ministério Público, para a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais; e para a Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários. O Major Olímpio também se encarregou de pedir que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) investigue as ameaças de morte feitas a agentes do sistema prisional.

“O caso é grave. Servidores estão temendo pela própria vida, e pela vida de seus familiares. Servidores estão sendo arbitrariamente punidos com transferências “a bem do serviço público”. Servidores estão vivendo sob constante ameaça por parte de diretores e também de presos. Isso não pode continuar assim, é preciso dar um basta a essas arbitrariedades. Vamos denunciar o caso à imprensa, à sociedade, aos deputados, aos órgãos de proteção à vida. Estamos reunindo forças para lutar contra os desmandos e resolver esses problemas. É fundamental contarmos também com os servidores do sistema prisional. Afinal, somos nós, trabalhadores, os principais interessados nessas mudanças. Se uma pessoa só denuncia, ela corre o risco de ser punida com mais facilidade. Se todo mundo denuncia e apoia, participa da mobilização, o Estado e os diretores autoritários não poderão fazer nada a não ser atender às justas reivindicações”, diz o diretor do SIFUSPESP Luiz da Silva Danone, que esteve hoje presente à ALESP na articulação da reunião desta quarta-feira.

A propósito: ao contrário do que foi dito na reportagem da Band, o diretor do CDP 1 de Pinheiros não foi afastado nem punido. Por enquanto, ele só tirou licença-prêmio. Também por enquanto, punido foi somente o agente que gravou as denúncias. Com essa atitude o Governo do Estado deixa transparecer seu desejo de manter a desordem do jeito que está (e as unidades nas mãos das facções criminosas), afastando os servidores que, indignados com a situação, resolvem denunciá-la à sociedade. É preciso dar um basta nisso.

 

REUNIÃO NA ALESP

NESTA QUARTA, DIA 19 DE SETEMBRO

13 HORAS

NO GABINETE DO DEPUTADO MAJOR OLÍMPIO.

SE VOCÊ ESTÁ CANSADO DOS DESMANDOS NO SISTEMA PRISIONAL, COMPAREÇA.

MAIS UMA AÇÃO DO SIFUSPESP EM FAVOR DA CATEGORIA.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp