A construção de novas unidades prisionais foi cobrada pelo SIFUSPESP durante reunião com o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, no início deste mês. O então governador José Serra prometeu inaugurar 49 unidades prisionais paulistas até dezembro de 2010. A perspectiva mais otimista da SAP é de que, até o final de 2012, 13 dessas prometidas unidades fiquem prontas.
De acordo com a previsão da SAP, até o final de julho devem ser entregues quatro unidades prisionais, sendo um CDP (Capela Alta), uma penitenciária masculina (Capela Alta) e duas penitenciárias femininas (Pirajuí e Votorantim).
Os servidores interessados em se transferirem para alguma dessas unidades devem acompanhar as notícias de abertura de inscrição de LPTE ou mesmo acompanhar as chamadas da LPT – na reunião, não foi dito qual será o procedimento utilizado para o preenchimento das vagas nas novas unidades: se continuará a LPTE ou se será obedecida a ordem da LPT.
Atualmente, segundo Lourival Gomes, 14 unidades estão sendo construídas no estado, das quais 13 devem ficar prontas até dezembro de 2012 (confira a relação abaixo) e uma outra unidade (penitenciária masculina em Mairinque) deve ser concluída em abril de 2013.
Confira a relação das unidades com previsão de ficarem prontas até o final de 2012:
02 unidades em Capela do Alto (CDP e Penitenciária Masculina)
01 Penitenciária Feminina em Pirajuí
01 Penitenciária Feminina em Votorantim
01 Penitenciária Masculina em Bernardino de Campos
01 Penitenciária Masculina em TAQUARITUBA
01 Penitenciária Masculina em Florínea
02 unidades em Cerqueira César (CDP e Penitenciária Masculina)
01 CPP Masculino em JARDINÓPOLIS
01 Penitenciária Masculina em Guariba
01 Penitenciária Masculina em Piracicaba
01 CDP Masculino em Icém