O SIFUSPESP parabeniza todos os agentes de segurança penitenciária pelo seu dia, 12 de maio, instituído estadualmente pela Lei 15.089/2013. Apesar de nossa integridade e dedicação como servidores penitenciários, a sociedade, de forma geral, tem uma visão negativa sobre a nossa atividade por não compreender a dedicação e o esforço que temos para vencer as diversas dificuldades cotidianas do sistema prisional.
Somos guerreiros e guerreiras que exercem uma função social importantíssima, perigosa, insalubre, sem condições mínimas de trabalhos, para vigiar e disciplinar os presos, atuando de forma fundamental para manter a segurança da sociedade.
O reconhecimento de nosso trabalho, transformado em lei, é importante para que a sociedade lembre que, acima de tudo, somos servidores dignos com uma missão nobre e devemos ser valorizados. Devemos, para além das dificuldades, ter orgulho de nosso esforço, dedicação e contribuição profissional pelo nosso trabalho pela sociedade como um todo.
RELEMBRE
Foi há exatos 10 anos, em 12 de maio de 2006, que um plano do crime organizado para realizar uma série de rebeliões no estado foi descoberto. No dia 11, para tentar conter as rebeliões, o governo transfere 765 presos para a penitenciária 2 de Presidente Venceslau. Em represália, o crime organizado realiza em Avaré, no dia 12 às 16h30, o primeiro dos motins. Até a madrugada do sábado (13), foram registrados 21 assassinatos e 15 pessoas ficaram feridas. O final dessa história todo o mundo (sem exagero) conhece.