As novas penitenciárias de Taquarituba e Bernardino de Campos, ambas construídas pelo Consórcio Consladel – Contracta, tiveram suas obras atrasadas. Previstas para serem entregues em abril de 2013, as unidades têm previsão de ficar prontas no próximo mês (dezembro) e inauguradas apenas no início do próximo ano.
A Penitenciária Masculina de Taquarituba terá capacidade de 768 detentos. A obra está orçada em R$ 32.718.926,93. "Deve ser construído um trevo de acesso e um emissário para levar o esgoto até a lagoa de tratamento do próprio município", informa o Coordenador do SIFUSPESP em Avaré, Francisco, que visitou os canteiros de obras. O emissário terá cerca de quatro quilômetros. Será necessário construir também uma estação elevatória para bombear esse esgoto até a lagoa de tratamento. "Segundo ficamos sabendo, o consórcio de empresas que está realizando o trabalho deve entregar a obra até o final do ano", comemora o Coordenador.
A visita aconteceu também nas obras da Penitenciária Masculinas de Bernardino de Campos. De acordo com o Coordenador, as obras desta unidade estão aparentemente mais adiantadas do que a de Taquarituba. "O trevo na rodovia Raposo Tavares e todo o acesso até a unidade estão asfaltados", constata Francisco Roberto Sanches. A obra, orçada em R$ 28.539.280,38, tem previsão de entrega para dezembro e abrigará 768 presos.