Representantes do SIFUSPESP em Mirandópolis estiveram ontem (21) nas Penitenciárias I, II e III de Lavínia conversando com os funcionários sobre os problemas nas unidades e também sobre a assembleia geral do próximo dia 13 em São Paulo. Estavam presentes o Diretor de Formação Fábio Jabá, o Coordenador de Mirandópolis Riomar Evangelista, e o Diretor de Base Everton Raimundo.
Um problema comum às três unidades é a falta de espaço para o cumprimento do horário de descanso dos funcionários. Na PI, por exemplo, não há local de descanso. Já na PII, o espaço dado aos servidores é a sala onde se revista o jumbo das visitas. “Esse espaço não é considerado ideal, por isso vamos levar um projeto que satisfaça este direito do servidor", afirma o Diretor de Formação, Fábio Jabá
Na PIII o caso é um pouco mais delicado. O horário não está sendo respeitado devido ao grande déficit de funcionários. Além disso, também não há espaço adequado. Em conversa com os representantes do sindicato, o Diretor Geral mostrou o projeto que pretende implantar assim que haja a liberação de verba da Croeste. Quanto ao horário de almoço, ficou agendada uma reunião com os funcionários do plantão na busca de acertar algumas rotinas, visando melhorar as condições de trabalho.
Para resolver o problema da falta de local adequado, o SIFUSPESP irá marcar uma reunião com o Coordenador da Croeste para que seja aprovado o projeto da PIII de Lavínia. Este mesmo projeto poderá servir de modelo para ser implantado em outras unidades compactas (como é o caso da PI e PII de Lavínia).
ASSEMBLEIA
Os funcionários das três penitenciárias se mostraram interessados em saber de informações atualizadas da campanha salarial, e sobre a assembleia geral da categoria. Os representantes do SIFUSPESP esclareceram que todos devem participar (independente da filiação ao sindicato) e levar e defender propostas de como a categoria deve reagir ao descaso do governo.
Os sindicalistas informaram, ainda, que a proposta do SIFUSPESP é pela votação do indicativo de greve. “Exatamente por isso, é muito importante que cada unidade escolha ao menos um representante para participar da assembleia geral. A decisão tomada democraticamente em assembleia deverá ser cumprida por toda a categoria, por isso é tão importante a presença de um representante, além da diretoria do sindicato”, esclareceu Fábio Jabá.