Foram publicados hoje no Diário Oficial os Editais DRHU 18, 19 e 20 tratando da escolha de vagas para 75 ASPs masculinos, 12 ASPs femininas e 33 AEVPs.
Todas as convocações são para o dia 05/07 sendo que os ASPs masculinos deverão comparecer às 9h, as ASPs femininas às 10h e os AEVPs 11h, na Sede da Secretaria na Av. Gal. Ataliba Leonel, 556 – Santana
As orientações aos candidatos são:
- Iniciada a sessão de escolha de vagas, será divulgada a destinação das vagas.
- Os convocados serão chamados para escolha de vaga, respeitando-se, rigorosamente, a ordem da lista de classificação final geral do sexo masculino, constante do Edital CCP nº 037/2021, publicado em 21/12/2021.
- Os convocados deverão comparecer 30 minutos antes do horário estabelecido neste Edital, munidos de um dos seguintes documentos de identificação em original, uma vez que nenhum documento ficará retido:
Cédula de Identidade (RG), com foto que permita a sua identificação; ou Carteira Nacional de Habilitação (expedida nos termos da Lei Federal n.º 9.503/97, com foto que permita a sua identificação e dentro do prazo de validade).
- O servidor convocado, que não estiver presente no momento da chamada, ao chegar, terá preferência sobre aqueles ainda não chamados, desde que esteja melhor classificado e ainda haja vaga.
- Na impossibilidade do seu comparecimento, poderá fazer-se representar por procurador, devidamente documentado, que apresentará a cópia de um dos documentos de identificação do servidor constantes do item 5 deste Edital.
- O convocado, ao optar por uma das vagas oferecida, não poderá desistir da mesma.
- O convocado que não comparecer na referida sessão ou que se recusar a optar por uma das vagas oferecidas será transferido para uma das vagas restantes a critério da Administração.
Cobertor curto
Com o maior déficit em 10 anos e uma redução de quadro funcional maior do que no governo Dória a SAP hoje enfrenta sérios problemas na movimentação de pessoal, as duas unidades que estão para serem inauguradas Santa Cruz da Conceição e Riversul vão aumentar o déficit nas demais,as aposentadorias da primeira turma de AEVPs começa a desfalcar várias unidades, sendo que em algumas os AEVPs das bases de escolta já estão sendo obrigados a trabalhar nas muralhas para cobrir o déficit.
Resumindo, estamos à beira de um colapso operacional, por mais que estas escolhas de vagas abram a possibilidade de uma nova LPT a mera redistribuição de pessoal não resolve o problema crônico do déficit.
Enquanto isso, o governo do estado segue adiando a regulamentação da Polícia Penal e com isso não há a abertura de um novo concurso, embora as meras 1100 vagas anunciadas pela SAP não supram nem mesmo as aposentadorias e falecimento nos 5 primeiros meses deste ano.
Segundo o Presidente do SIFUSPESP Fábio Jabá “ O número de denúncias que recebemos de falta de pessoal e condições de trabalho aumenta a cada dia, o programa que permitiria o próprio servidor se inscrever e acompanhar a LPT não funcionou e hoje se jogou este assunto para debaixo do tapete. Cada inauguração e cada movimentação funcional só espalha o déficit. Hoje temos um semiaberto masculino em Guariba com mulheres compondo boa parte do quadro da unidade.”
“Nada disso se resolverá sem contratação, e em número bem maior do que a SAP anuncia, porém para isso é necessária a regulamentação da Polícia Penal, que parece que deixou de ser prioridade para o governo.” completou Jabá.
Abaixo os editais :
ASP Masculino
ASP Feminino
AEVP