compartilhe>

Ontem dia 24. presos da ala disciplinar do CDP de Suzano iniciaram um motim por volta das 14:30h.

Os presos exigiam uma audiência com o diretor de disciplina e ao não serem atendidos iniciaram um motim.

Os presos amarraram colchões, mantas e roupas às grades e atearam fogo.Por conta disso as audiências do dia tiveram que ser canceladas e a sala de teleconferência evacuada.

Os funcionários da unidade prontamente controlaram o fogo e acionaram o G.I.R (Grupo de Intervenção Rápida) que controlou o motim por volta das 16:30h.

Os detentos amotinados foram colocados em celas separadas e será aberto um procedimento disciplinar contra os mesmos.

O motim foi liderado por dois presos que alegam ser membros do PCC.

O CDP Suzano tem capacidade para 840 presos e conta com uma população de 970, segundo os dados da SENAPPEN a unidade contava com 108 policiais penais em dezembro de 2023, levando-se em conta o quadro de vigilância externa são cerca de 66 Policiais Penais na carceragem, divididos em 4 turnos.

Além da falta de efetivo, os servidores reclamam dos riscos no acesso à unidade prisional, visto que com a desativação da sub portaria no começo da Rua Sd. Edivaldo Tavares de Assunção, próxima a UFV Suzano da Sabesp, o acesso fica totalmente desguarnecido oferecendo riscos para os servidores, principalmente os do administrativo que tem que percorrer os 900 metros do acesso em local cercado de mato e sem iluminação.

Recentemente foi necessária a intervenção dos Policiais Penais contra uma tentativa de ocupação irregular da antiga guarita. Os servidores relatam também a presença de usuários de drogas pelo local, transformando um posto de segurança em um foco de ilícitos e criminalidade.

Este motim é mais um da série de ocorrências disciplinares graves que vêm ocorrendo no sistema prisional paulista.

O Governo do Estado sob a desculpa de que a regulamentação da Polícia Penal aconteceria rapidamente cancelou um concurso com 1100 vagas em julho de 2023.

Para termos uma ideia da insignificância desse número frente ao déficit funcional de janeiro a junho deste ano a SAP perdeu 1511 Policiais Penais somente por aposentadoria ou morte.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp