Dia 1 de abril o SIFUSPESP alertou sobre para o elevado número de aposentadorias entre janeiro e março deste ano foram 536 aposentadorias em apenas 87 dias.
Ontem foi publicada no Diário Oficial uma lista com mais 45 aposentadorias, sendo 38 somente na área de segurança, ou seja, foram pelo menos 574 Policiais Penais a menos em 91 dias.
Mantendo-se essa média serão mais de 2300 Policiais Penais a menos até o final do ano, somente por aposentadorias.
Se somarmos com o déficit atual a SAP terminará o ano com mais de cinco mil Policiais Penais a menos que no início do Governo Tarcísio, visto que o concurso para 1100 vagas previsto para ser lançado após a aprovação da Polícia Penal só vai resultar em mais efetivo nas unidades daqui a mais de um ano.
População carcerária tende a aumentar
Enquanto sucateia o sistema prisional o governo endureceu sua política de segurança pública, articula com outros governadores do sul e sudeste o endurecimento da legislação penal, principalmente a Lei de drogas, se tiver exito vai acarretar um crescimento da população carcerária e a quantidade de detentos a serem vigiados por um número cada vez mais reduzido de Policiais Penais, em unidades cada vez mais precárias o que certamente reduzirá a segurança das unidades, arriscando cada vez mais a vida dos policiais e a segurança da sociedade.
Política penitenciária na contramão da de Segurança pública
Se pensarmos nos objetivos traçados pelo governo para a segurança pública veremos que os mesmos vão na direção contrária da política prisional.
Por um lado o Governo Tarcísio apoia o endurecimento do Código Penal e da LEP, com medidas que visam dificultar o acesso ao regime semiaberto e aumentar o encarceramento. Por outro, a SAP transforma cada vez mais unidades de regime fechado em unidades de semiaberto, ou seja, se as medidas defendidas pelo governo forem bem sucedidas, a superlotação vai piorar nas unidades de regime fechado.
Outra meta de segurança pública declarada pelo governo é o combate ao crime organizado. Como todos que conhecem o Sistema Prisional sabem, foi a piora nas condições das unidades que criou as condições para o florescimento do PCC, quanto menos Policiais Penais temos, mais aumenta o controle da facção sobre a população carcerária, população esta que um dia vai voltar às ruas e fortalecer ainda mais o crime organizado que o Governo diz combater.