Por meio das disposições transitórias do Decreto N° 68.306, de 16/01/2023 o governo do estado estabeleceu um prazo de 60 dias a contar de 17/01/2023 para que todos os servidores da ativa civis e militares realizem a prova de vida, caso contrário terão seus vencimentos bloqueados.
Já existia um recadastramento anual dos servidores da ativa instituído em 2008 pelo Decreto nº 52.691, de 1/02/2008 e deveria ser realizada no mês de aniversário do servidor.
O que muda
Como dito acima anteriormente o recadastramento era feito no mês de aniversário, através de um link e autenticado por senha. A partir do Decreto N° 68.306 passa a ser obrigatório a autenticação biométrica por reconhecimento facial.
Em suas disposições transitórias o Decreto também estabelece o prazo para recadastramento de 60 dias a partir de 17/01/2023 para todos os servidores.
Embora parte do cadastramento possa ser feito através do link https://recad.sp.gov.br/ só é possível finalizar a prova de vida através do aplicativo sou.sp.gov.br, disponível para as plataformas Android e IOS e que faz o reconhecimento facial do servidor como forma de autenticação.
Os servidores que não conseguirem efetuar o recadastramento através do aplicativo devem procurar a Unidade de Recursos Humanos, onde será orientado sobre a utilização do sou.sp.gov.br, ou seja, o servidor não tem opção a não ser utilizar o app.
Servidores relatam lentidão, erros e dificuldades
Diversos servidores têm relatado ao SIFUSPESP dificuldades de acessar o site e erros no aplicativo, tanto para acessar, quanto para fazer o reconhecimento facial.
Especialistas em tecnologia da informação consultados pelo SIFUSPESP apontam que o problema mais provável é a sobrecarga dos servidores que atendem o sistema, apontando que o fato da nova exigência forçar os 560 mil servidores do estado a acessar o sistema.
Segundo esses profissionais o mais correto seria ou um prazo mais longo e subdividido por secretarias ou a utilização de sistemas mais robustos.
Também apontam que a estabilidade da conexão com a internet, a câmera do celular e iluminação ambiente podem causar problemas na hora de fazer o reconhecimento facial.
Recomendam que este processo deva ser feito de preferência próximo ao ponto de acesso wifi, com luz do dia e com a lente da câmera do celular bem limpa.
Inativos e pensionistas
O recadastramento dos inativos e dos pensionistas de servidores falecidos segundo o decreto será coordenado pela São Paulo Previdência – SPPREV.
Baixe o guia de recadastramento:
Link para o aplicativo:
Para Android :
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sp.prodesp.sousp&pcampaignid=web_share
Para iOS
https://apps.apple.com/br/app/sou-sp-gov-br/id6447004350
Abaixo a íntegra do decreto N° 68.306