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Reportagem veiculada pela Rede Globo no SP2 na noite de ontem 10/01 é mostrado o aumento das reclamações recebidas pela ouvidoria do IAMSPE no ano de 2023 que saltaram de 5728 em 2019 para 12528 em 2023.

 A reportagem mostra diversos casos de servidores que demoraram quase um ano para marcar uma consulta, pacientes com câncer sem atendimento e gestantes que não conseguem agendar consultas de pré-natal.

As reclamações sobre o atendimento telefônico do Instituto que promete retornar o contato quando conseguir marcar a consulta e acaba não entrando em contato também foram citados na reportagem, entre outros problemas.

Governo se nega a dialogar

A piora no atendimento a casos urgentes pode ser creditada em parte a recusa de diálogo da nova administração com a CCM IAMSPE, sempre existiu a possibilidade de encaminhamento de casos urgentes e graves ao conhecimento da Administração por parte da comissão, isto permitia que eventuais falhas de gestão ou falta de recursos fossem solucionados através do diálogo democrático entre os representantes dos servidores e a administração do Instituto.

Segundo Apolinário Leite, Diretor de Saúde do SIFUSPESP “A nova direção fechou as portas para a CCM, eles não entendem que a CCM acaba sendo a voz do servidor, lá na base, lá no interior. Muitas vezes conseguimos atendimento para casos graves e urgentes simplesmente comunicando o que estava ocorrendo. Nenhuma administração é perfeita e esse canal de diálogo funcionava para salvar vidas e evitar falhas de atendimento. Hoje isso não existe, o resultado é o que estamos vendo na reportagem.”

“Nem mesmo o governo Dória fechou totalmente as  portas para a CCM IAMSPE pois sabia de sua importância!” Completou o sindicalista.

 

O que o IAMSPE alega

O IAMSPE comunicou que os casos pontuais citados na reportagem estavam sendo resolvidos e que implantou uma ferramenta de agendamento online para aumentar a eficiência do agendamento de consultas.

o vídeo da reportagem:

Nova ferramenta

A seguir reproduzimos o texto do IAMSPE sobre a nova ferramenta de marcação de consultas:

“9 DE JANEIRO DE 2024

Iamspe lança novo serviço on-line de solicitação de consultas no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE)

Além do novo serviço para o HSPE, o usuário também pode ser atendido na rede credenciada ao Iamspe. Confira os contatos na página: https://www.iamspe.sp.gov.br/rede/index.php

 

 

 

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) do Governo de São Paulo, lança um novo serviço on-line de solicitação de consultas no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Para solicitar o agendamento, basta ter o login e senha de acesso ao “Portal do Beneficiário” do site do Iamspe (www.iamspe.sp.gov.br). A ferramenta é mais um recurso assistencial disponível na página do Instituto como o pedido de exame laboratoriais.

 

Para usar o novo serviço, é importante estar com o cadastro Iamspe atualizado. Caso seja necessário, procure pelo setor de Recursos Humanos (RH) do órgão ou da instituição pública de seu contrato para atualizar os seus dados com o Iamspe.

 

Confira aqui o passo a passo para solicitar a sua consulta:

 

– Acesse o site do Iamspe (https://www.iamspe.sp.gov.br/);

 

– Clique em “SOLICITE SUA CONSULTA”;

 

– Em seguida aperte o botão, “NO HSPE”;

 

– Na página seguinte, clique no link para solicitar a sua consulta;

 

– Faça login com o número de carteirinha, CPF ou e-mail e senha cadastrada;

 

– No menu superior, aperte “Solicitações”;

 

– Posteriormente, “Consultas”;

 

– Dê “Ok” à mensagem na tela;

 

– Confira os dados exibidos na página e, caso seja necessário, atualize as informações da seção “Dados retorno” caso considere necessário;

 

– Pressione o botão continuar na parte inferior da página;

 

– Na tela seguinte, estão disponíveis para escolha as opções: “Tipo de consulta”, “Especialidade”, “Subespecialidade” e “Possui Encaminhamento”;

 

– Após a sinalização adequada, clique em “Enviar solicitação”;

 

– Conclua o processo pressionando “Ok” na mensagem seguinte;

 

– É possível verificar as solicitações atendidas em “Minhas Agendas”.

 

O usuário que não conseguir realizar a solicitação pelo sistema poderá fazer o pedido de consulta presencialmente pelo Núcleo Estratégico de Saúde ao Servidor (Ness) localizados na Avenida Ibirapuera, nº 981 – Vila Clementino, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.

 

Permanecem funcionando normalmente o atendimento na rede credencial por telefone, confira os números de cada instituição no site: https://www.iamspe.sp.gov.br/rede/index.php.

 

A nova ferramenta é uma das primeiras ações do projeto “Jornada Digital do Paciente” do Iamspe, que visa acolher com equidade as demandas dos 1,2 milhão de usuários do Instituto. Nessa primeira fase, o sistema é utilizado para receber pelo site solicitações de consultas nas mais de 50 especialidades do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), organizá-las e informar aos servidores a data do agendamento.

 

O serviço de solicitação pelo site é mais equânime e justo, além de oferecer mais autonomia ao usuário, que pode acompanhar o status do pedido no próprio portal do Iamspe, no botão “Histórico de solicitações”. A ferramenta vai possibilitar também a confirmação do pedido no ícone “Minhas agendas”.

 

A médio prazo, serão implementadas novas ferramentas do projeto como o acesso a outros serviços do Iamspe pelo site, aplicativo, central telefônica e pelo próprio médico.




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