compartilhe>

Em reunião realizada nesta quarta dia 16/08 no Palácio dos Bandeirantes com a participação dos quatro sindicatos, do Secretário Chefe da Casa Civil Arthur Lima e com a presença dos deputados Danilo Balas e Tomé Abduche, além do secretário da SAP Marcelo Streifinger. Os presentes foram informados que o anteprojeto da Lei Orgânica da Polícia Penal encontra-se na Secretaria de Gestão e Governo eletrónico para adaptações conforme foi dito pelo Governador em Aguaí no sábado (12/08), Arthur Lima se desculpou com os presentes e declarou que devido a falta de pessoal e os inúmeros projetos em curso houve um atraso.

Devemos lembrar que a SAP que inicialmente tinha um prazo de 100 dias para apresentar o anteprojeto, não o fez no prazo inicial e que o Sifuspesp desde a retomada do GT da Polícia Penal defendia que fossem convidados à participar do GT, técnicos das secretarias que avaliariam o projeto como forma de agilizar sua tramitação.

 

O que foi falado na reunião

Um dos principais pontos levantados pelo Presidente do SIFUSPESP Fábio Jabá foi o fato de que a SAP pouco mudou em relação aos governos do PSDB, antigos gestores envolvidos em assédio e má administração continuavam tocando o dia a dia da pasta, a transparência para com os servidores continuava inexistente e que os velhos vícios de gestão permaneciam, como se não houvesse mudado o governo.

Jabá também destacou que vários  problemas que afetam os trabalhadores poderiam ser superados antes da aprovação da lei orgânica conforme foi demonstrado no Raio X do Sistema Prisional apresentado ao governo durante a transição.

Arthur Lima disse que o Projeto da Lei Orgânica da Polícia Penal será encaminhado para a ALESP até setembro, após ser submetido à avaliação dos sindicatos  e que era uma prioridade do Governo.

Revelou que seria acatada a sugestão do requisito de terceiro grau completo para os novos concursos, ao contrário do que foi apresentado na secretaria.

Arthur Lima também se comprometeu que o bônus será pago em outubro e que apresentará os dados sobre o pagamento aos sindicatos.

Quanto ao vale alimentação foi dada a notícia de que o mesmo só seria reavaliado em janeiro de 2024.

 

O que fazer?

Agora,como sindicato que preza pela transparência e democracia, devemos ouvir os trabalhadores, uma vez que a data limite já expirou sem que tivéssemos respostas concretas. Por isso o SIFUSPESP vai realizar assembleias em todo o estado para que a categoria decida os próximos passos da luta.

 

Quem manda e decide é a categoria

“Nenhum dirigente sindical é maior que a voz da categoria, nossos próximos passos vão determinar o nosso futuro.Quando dizemos que sindicato somos nós unidos e organizados, isso não é um slogam, uma frase de propaganda, isso é a essência do que eu e a Diretoria do SIFUSPESP acreditamos” Declara Fábio Jabá, Presidente do SIFUSPESP.

“ O futuro da categoria vai ser decidido por sua vontade e por sua organização, foi assim com a PEC da Polícia Penal, foi assim contra a privatização e na luta dos concursados” , completa Jabá.

Para essas assembleias esperamos contar não só com os Policiais Penais estão convocados todos os trabalhadores da SAP independente de sua função, pois sabemos que a lei orgânica é de interesse de todos, portanto todos devem participar.

No final de semana o SIFUSPESP vai divulgar o calendário com os dias, horários e locais das assembleias para que todos participem. 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp