compartilhe>

Apolinário Vieira conseguiu entregar documento com reivindicações ao governador de São Paulo nesta terça-feira(31), durante evento em Presidente Prudente. Principal foco é no credenciamento de mais hospitais, clínicas, laboratórios e médicos no interior para reduzir epopeia de trabalhadores que precisam se deslocar até a capital para serem atendidos

 

Atualizado às 22h08 de 31/01/2023

por Giovanni Giocondo

O diretor de Saúde do SIFUSPESP, Apolinário Vieira, apresentou ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas(Republicanos), um diagnóstico sobre a conjuntura caótica enfrentada pelos trabalhadores que dependem do atendimento do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual(IAMSPE).

O encontro aconteceu nesta terça-feira(31) em Presidente Prudente, na região oeste do Estado, durante uma agenda oficial do Palácio dos Bandeirantes, que promoveu um encontro com prefeitos de municípios da região e fez a entrega simbólica de obras do governo do Estado.

Ao dialogar com Tarcísio, o diretor de Saúde do SIFUSPESP entregou ao governador um ofício em que aponta algumas das principais deficiências do IAMSPE em Martinópolis, cidade onde Apolinário Vieira é presidente da Comissão Consultiva Mista(CCM). Entre as principais reivindicações estão o credenciamento da Santa Casa de Misericórdia Padre João Schneider, e de mais laboratórios de análises clínicas no município.

Para além das demandas localizadas em Martinópolis, o sindicalista também fez um relato ao governador sobre a situação dramática à qual estão submetidos milhares de servidores do interior que, em inúmeras ocasiões, precisam se deslocar para a capital com o objetivo de serem atendidos em consultas médicas, exames diagnósticos e cirurgias em razão da indisponibilidade desses serviços na região, via IAMSPE.

Ao ouvir as informações trazidas pelo diretor de Saúde do SIFUSPESP, que traduzem o acúmulo de queixas feitas por trabalhadores do sistema prisional e de muitas outras áreas do funcionalismo público do Estado, Tarcísio de Freitas foi atento, se mostrou preocupado, disse que a saúde em seu mandato será “prioridade”, que esse cenário na saúde dos servidores é inadmissível, e se comprometeu a encaminhar os pedidos ao secretário estadual de Saúde, Dr. Eleuses Paiva.

Apolinário Vieira ressaltou que o gargalo no atendimento dos trabalhadores do setor público e de seus dependentes no IAMSPE guarda relação com a falta de investimentos por parte do governo estadual, sobretudo porque os funcionários de todas as secretarias e autarquias contribuem mensalmente com 3% de seus salários para garantir a sustentabilidade do instituto, sem que no entanto tenham acesso a uma saúde de qualidade.

“Muitos dos problemas sobre os quais a CCM tem alertado há muitos anos estão conectados com a ausência de recursos destinados pela secretaria de Saúde como contrapartida ao dinheiro que nós, servidores, colocamos no IAMSPE", ponderou, chamando a atenção do governador também para a necessidade de atualização da tabela de valores pagos pelo instituto aos hospitais e clínicas credenciados, motivo pelo qual boa parte dos convênios acaba por abandonar a parceria.

“Alguns dos trabalhadores que mais têm sofrido são os da região de Prudente, onde não há um hospital credenciado pelo instituto há mais de três anos”, esclareceu Apolinário Vieira. Em um dos ofícios encaminhado à assessoria de gabinete do governador, o estabelecimento de um novo convênio com a Santa Casa do município e também com o Hospital do Amor, que faz consultas, exames e tratamento para pacientes com câncer foram colocados como prioridades.

O diretor de Saúde do SIFUSPESP também reivindicou mais transparência e maior participação dos servidores nas decisões sobre a gestão dos recursos investidos no  IAMSPE. Ele solicitou à assessoria de gabinete de Tarcísio de Freitas o agendamento de uma reunião oficial para tratar do tema. O governador se mostrou aberto a receber o sindicato, mas ainda não foi definida a data da nova conversa.

Confira no vídeo a seguir o que o governador de São Paulo falou sobre o IAMSPE:

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp