compartilhe>

Ao superar prova de 217 km da BR 135, que vai de São Paulo a Minas Gerais, entre os dias 12 e 13 de janeiro, servidor da Penitenciária de Lucélia, integrante do GIR e atleta do São Paulo Futebol Clube alcançou feito notável e obteve o prêmio “Cálice”, pelo qual percorreu 1.174 km em cinco diferentes etapas da BR135 Brasil Ultramarathon, ao longo dos últimos anos, o que o coloca entre os melhores do Brasil na modalidade

 

por Giovanni Giocondo

Aos 50 anos de idade, o policial penal e ultramaratonista Marcos Remedi obteve a maior vitória de sua vida no esporte neste mês. Ao superar as quatro etapas da BR 135 Brasil Ultramarathon, além do chamado “Caminho da Fé”, que totalizaram uma jornada de fantásticos 1.174 km, ele conquistou o tão sonhado troféu “Cálice”, concedido somente aos competidores que finalizam todas as fases da prova, mesmo em anos distintos.

O servidor já havia superado três competições sozinho em anos anteriores - correndo 217 km na BR 135 solo, depois outros 135 km na BR 80 solo e mais 334 km no Caminho da Fé - que durou seis dias.

Remedi galgou outros 271 km na BR 135+ como parte de um quarteto - formado também por Edson Bitencourt(que contraiu o coronavírus e não pôde completar a prova),  Joaquim Rabello e Celio Mendonça. O apoio foi feito por Lucio Ragassi e Lucas Ragassi.

A conquista definitiva aconteceu em 2023 graças à parceria com Marcos Batista dos Santos(ao lado de Marcos, na foto abaixo), seu companheiro na equipe Kiatleta, que é mantida pelo São Paulo Futebol Clube e dirigida por Toninho Carlos. Um carro de apoio guiado pelo motorista Régis auxiliou os dois ao longo do trajeto.

Entre 12 e 13 de janeiro, a dupla completou o percurso de 217 km entre São João da Boa Vista, em São Paulo, e Paraisópolis, em Minas Gerais, colocando Remedi entre os grandes nomes da prova. Um feito histórico celebrado com muita alegria pelo policial penal, que sempre teve como foco a dedicação integral ao esporte de alto rendimento como parte de sua preparação para atuar dentro do sistema prisional.

Ao completar a prova, o servidor destacou o respaldo incondicional que recebeu do São Paulo, agradecendo muito aos companheiros que o auxiliaram ao longo da jornada e permitiram assim que ele alçasse o rol de uma conquista raríssima, que desde 2014, só tinha 10 homens entre aqueles que completaram todas as etapas da BR 135 Ultramarathon, considerada a mais antiga da América do Sul e dirigida pelo Comandante da Marinha Mário Lacerda.

Também integrante do Grupo de Intervenção Rápida(GIR), Marcos Remedi ainda fez questão de utilizar os louros da vitória para valorizar os profissionais da categoria, ressaltando o quanto esta foi uma conquista que exalta a união dos servidores da segurança pública em defesa do bem estar da sociedade, sempre com foco na integração social entre as famílias e também entre os povos de todo o mundo.

Ele fez um agradecimento especial ao Diretor Geral da Penitenciária de Lucélia, Marcos Hipólito; ao diretor de Disciplina, Donizete; e ao diretor de Autodisciplina, João, além de todos que formam o corpo funcional da unidade onde trabalha. Remedi ainda dedicou a vitória a todos os policiais penais, militares, civis e bombeiros que tanto entregam excelência ao zelar pela segurança pública dos brasileiros.

Remedi também lembrou dos imprescindíveis profissionais que o acompanharam para fornecer-lhe a melhor preparação física e acompanhamento técnico, entre outros. Pela ordem, citou o Dr.Alexandre Giralde, seu ortopedista, o médico Dr.Fernando Jacinto Filho; o massoterapeuta Nelson Matsuda; seu empresário, Laércio Miguel; e o Coronel da Reserva, Jair Paulo Guetz.

Finalmente, agradeceu sobretudo aos seus dois treinadores, Marcelo Henrique Rocha e Herói Fung, sem os quais, em suas próprias palavras, Remedi jamais conseguiria alcançar seu objetivo.

O SIFUSPESP, que sempre forneceu ao policial penal todo o reconhecimento pelo seu esforço incomparável que o levou até essas jornadas, parabeniza-o mais uma vez e agora em caráter especial, pela aventura sem igual que percorreu até o troféu e que o fez se ladear aos melhores ultramaratonistas do Brasil, quiçá do mundo.

O presidente do sindicato, Fábio Jabá, ressalta que além da premiação, o empenho de Marcos Remedi é um exemplo de sucesso para todos os guerreiros do sistema prisional, que podem enxergar no esporte um caminho para a melhor preparação no que tange ao tão exigente cotidiano do trabalho, bem como para a obtenção de uma saúde física e psíquica que, inevitavelmente, levarão a um quadro pessoal de maior qualidade de vida.

A comemoração da vitória ao lado de Mônica Otero

 

E com o amigo Alexei Angelo Caio

 

A coleção de troféus conquistados, agora brindados pelo Cálice

 

Outras imagens da conquista:

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp