compartilhe>

Convite para o encontro partiu do novo secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Relatório gerado após seminário da última quinta-feira(08) na Alesp defende nomeação de servidor de carreira para comandar a SAP, abandono dos projetos de privatização dos presídios, reajustes salariais com respeito às progressões de carreira, regulamentação definitiva da Polícia Penal, abertura de novos concursos públicos, fim do déficit e da superlotação, descentralização do IAMSPE e aplicação de política de saúde mental dos servidores, além de outras pautas. Para os sindicatos, propostas precisam entrar com urgência no horizonte da gestão Tarcisio de Freitas

 

Atualizado às 12h55 de 14/12/2022

por Giovanni Giocondo

Integrantes do Fórum Penitenciário Permanente, formado pelo SIFUSPESP, SINDCOP e SINDASP, participaram nesta terça-feira(13) de uma reunião com membros da equipe de transição do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas(Republicanos). O convite partiu do novo secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite.

Durante o encontro, os sindicalistas protocolaram um ofício em que apresentaram um raio-x do sistema prisional paulista, gerado graças a um relatório produzido na última quinta-feira(08), durante seminário realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp). Na ocasião, os sindicatos traçaram, ao lado de outras entidades da sociedade civil organizada, um diagnóstico completo do atual estágio do sistema prisional paulista.

Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão demandas por reajuste salarial urgente para repor as perdas inflacionárias dos últimos oito anos; a regulamentação definitiva da Polícia Penal no Estado; a nomeação de um servidor de carreira para o comando da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP); a não privatização das unidades prisionais e o fim do déficit funcional e da superlotação, entre outras pautas.

No olhar do SIFUSPESP, do SINDCOP e do SINDASP, que integram o Fórum Penitenciário Permanente, a entrega do documento ao Palácio dos Bandeirantes das principais demandas trazidas pela categoria e por outros especialistas ligados ao sistema prisional pode significar um avanço na agenda de ampliação de direitos para os servidores e de garantias de melhores condições de gestão do sistema.

Cada uma das carreiras existentes na SAP conseguiu ter espaço para definir as suas prioridades no relatório, enquanto todas focaram suas forças no estabelecimento de uma política pública voltada aos cuidados com a saúde mental dos servidores;, com a mudança no regime de plantões e de transferências, além dos concursos públicos e de promoções internas, bem como na descentralização da gestão do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual(IAMSPE).

Durante a reunião desta terça-feira, também foram protocolados relatórios com reivindicações apresentadas pela Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, sobretudo no que se refere à abertura de mesas de negociação com as entidades representativas do funcionalismo, e também da Comissão Consultiva Mista(CCM) do IAMSPE, que solicitou a adoção de medidas voltadas à melhoria na condição de atendimento dos servidores públicos que dependem do plano de saúde que custeiam com parte de seus salários.

O documento integral pode ser acessado por meio do link.

 

Diálogo é o melhor caminho para a adoção de políticas públicas benéficas ao sistema

No olhar do presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, a discussão estabelecida entre as entidades e os trabalhadores foi extremamente produtiva e gerou um documento de muita relevância, deixando para o novo governo e para sua base na Alesp um sinal claro de que as propostas definidas durante o seminário podem ser sinônimo de mudanças efetivas no âmbito da SAP, desde que seja mantido um canal de diálogo com o Palácio dos Bandeirantes.

“Precisamos dessa abertura por parte da futura gestão de Tarcísio de Freitas para que as políticas públicas possam acompanhar os pedidos feitos pelos servidores, que estão há décadas zelando pelo cumprimento da lei dentro das unidades e sabem, a partir dessa experiência, o que precisa ser mantido e o que deve ser alterado para melhor. A categoria tem sido muito esquecida nos últimos anos, e agora precisa ser ouvida”, reiterou Jabá.

Para o presidente do SIFUSPESP, o principal papel dos servidores e dos sindicatos em 2023 será sair da invisibilidade a que foram submetidos para trazer soluções e iniciativas criativas ao novo governo, focados na mudança do cenário caótico que se instalou no sistema desde meados dos anos 1990.

“É o momento certo para sermos protagonistas da nossa própria história. Que o novo governador e os deputados possam nos atender, ou do contrário terão de enfrentar mais resistência da categoria, que está muito insatisfeita com o quadro atual do ambiente em que atua e vai continuar lutando para mudá-lo”, ressaltou Jabá.

 

Novos concursos públicos

Para os sindicatos, parte dessa agenda deve ser guiada pela abertura de editais para a nomeação de mais servidores que atuam na SAP a partir de concursos públicos. Até o momento, um novo certame já está autorizado pelo atual governador, Rodrigo Garcia(PSDB), para acontecer em 2023, mas somente visando a preencher cargos de policiais penais da carreira de agente de segurança penintenciária(ASP).

 

Regulamentação da Polícia Penal

O Fórum também defende a urgência da regulamentação da Polícia Penal em São Paulo. Apesar de aprovada, a Proposta de Emenda Constitucional(PEC) que criou a instituição no Estado ainda carece de outros textos complementares, como a Lei Orgânica da categoria, que vai reorganizar os cargos e atribuições, bem como um Projeto de Lei Complementar, que também precisa tramitar com celeridade pela Alesp.

 

Secretário da SAP com experiência dentro do sistema

Outro ponto de atenção destacado pelo Fórum Penitenciário Permanente e que conta com respaldo quase unânime entre os trabalhadores é a nomeação de um servidor de carreira para o cargo de secretário de Administração Penitenciária a partir de janeiro de 2023.

O entendimento da categoria é que a experiência de um profissional que atua diretamente nas prisões pode ser muito positiva para que o novo governo alcance maior excelência na gestão das unidades, impedindo a eclosão de novos ciclos de violência que podem ser desencadeados a partir da mudança no comando da SAP. No entanto, o novo governador ainda não definiu quando nem quem será o novo titular da pasta.

 

Fim dos projetos de privatização das prisões

Os sindicatos também se manifestaram contra qualquer pretensão do futuro governo de tentar terceirizar serviços nas unidades prisionais do Estado. Para o Fórum Penitenciário Permanente, o processo de privatização do sistema, iniciado pela gestão João Doria em 2019 mas abandonado graças à mobilização dos trabalhadores, entre 2020 e 2021, não pode ser retomado sob nenhuma hipótese, sob o risco de colocar as mãos da criminalidade no comando dos estabelecimentos penais.

 

Demandas de melhores condições de trabalho também entram em pauta

Além das pautas de alcance mais amplo relacionadas ao sistema prisional, os servidores também trouxeram à tona outras demandas que consideram urgentes para garantir melhores condições de trabalho nas unidades. Entre esses itens estão a criação de uma Lista Prioritária de Transferências(LPT) única, com critérios claros e que deem prioridade aos policiais penais com mais tempo de serviço.

Os trabalhadores também exigem que os concurso de promoção internas respeitem o que determina a legislação no que tange à periodicidade dos certames, o que permitiria alcançar reajustes periódicos nos salários condizentes com a progressão de carreira.  

Confira no vídeo abaixo um resumo dos debates feitos pelos sindicatos durante a reunião desta terça-feira:

 



O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp