compartilhe>

por Assessoria de Imprensa Sifuspesp

O programa da TV Globo destacou, na semana passada, o combate das autoridades de segurança pública à K4, droga sintética cada vez mais presente no sistema prisional paulista.
 
Os repórteres Gabi Vilaça e Guilherme Belarmino visitaram o Centro de Detenção Provisória 2, da Chácara Belém, na Capital. O diretor de segurança da Unidade, o policial penal Paulo Gonçalves, demonstrou como é difícil identificar a droga escondida no corpo dos visitantes, mesmo pelo equipamento de raio x.

O documentário da TV Globo detalhou como a K4, também conhecida como K2, K9, Spice ou Space, tornou-se um desafio para a segurança do Sistema. “A droga pode ser borrifada em um papel para ser levada lá para dentro. Qualquer papel pode estar impregnado, desde uma fotografia, uma carta, um bilhete. E esse papel ainda pode ser picado em minúsculos pontinhos, quase invisíveis”, explica Maria das Neves Duarte, Coordenadora Regional do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de São Paulo (SIFUSPESP).

Radiação perigosa
As iniciativas para impedir a entrada de ilícitos nos presídios evoluíram até o escâner corporal, equipamento presente em todas as unidades de regime fechado no estado. O equipamento emite um tipo de raio x de baixa potência que, embora não leve consequências aos visitantes, expostos raramente, oferece aos servidores que trabalham próximos aos equipamentos todo o tempo.

“Já pedimos acesso às especificações e normas técnicas desses equipamentos, mas todos os ofícios que enviamos à SAP ficaram sem resposta. Sem informações a respeito dos escâneres, não temos como aferir se esses servidores trabalham à distância mínima de segurança do aparelho, se o tempo de exposição é adequado. O sindicato precisa dessas informações para fiscalizar a segurança dos servidores, relata Fábio Jabá, presidente do SIFUSPESP

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp