Cintia

Cintia Cristiane dos Santos Monteiro é Psicóloga e realiza trabalho voluntário de atendimento clínico para funcionários do sistema prisional na regional SIFUSPESP da cidade de Taubaté.
compartilhe>

Por Cíntia Cristiane dos Santos Monteiro, Psicóloga

Hoje comemora-se o Dia do Psicólogo.  A nossa tarefa ao lado de cada novo paciente que vem a nosso encontro com suas angústias, dúvidas, desejos, ideais é recriar novas esperanças, visualizar um novo horizonte e caminhar junto em busca de resposta e cura.

No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64. Essa ciência nasceu da necessidade do homem de compreender a si mesmo em toda a sua complexidade enquanto indivíduo que se relaciona com o outro e com o universo.

Através das técnicas de investigação da história pessoal, utilização de instrumentos de avaliação e de observação, busca estudar e entender todos os tipos de comportamento humano, manifesto e oculto; simples ou complexo; racional ou irracional; bem como a compreensão de sua natureza, os sentimentos e/ou pensamentos.

A Psicologia é uma ciência que aborda o humano desde o seu ser cognitivo (consciente e inconsciente), social, político, comportamental, orgânico, bioquímico, etc. O psicólogo é um profissional de saúde de nível superior e como tal pode atuar na pesquisa, no diagnóstico, prognóstico, prevenção e tratamento de manifestações do humano, incluindo as patológicas (doenças).

Ser psicóloga foi uma escolha deliciosa que fiz em minha vida!

Poder estar com pessoas que buscam crescerem, serem melhores... que buscam a saúde e a evolução de suas atitudes é mais que uma profissão é abraçar uma missão de amor!

Também evoluímos com cada pessoa que acompanhamos em sua jornada da vida!

Sinto me realizada e nutrida com tantas histórias e emoções vividas nesses 18 anos de profissão!

 

Aos meus colegas, que Deus continue nos dando iluminação e discernimento em nosso trabalho!

 

“Ser Psicólogo é uma imensa responsabilidade. Não apenas isso, mas uma notável dádiva! Desenvolvemos o dom de usar a palavra, o olhar, as expressões e até mesmo o silêncio. O dom de tirar de lá o melhor de dentro para fortalecer, cuidar, aperfeiçoar. É um grande privilégio”.

(Autor desconhecido)

 

 

Cíntia Monteiro, Psicóloga. Atende todas as semanas na regional do SIFUSPESP do Vale do Paraíba, fone: (12) 3629 4471

O sindicato somos todos nós, unidos e organizados!