compartilhe>

 Mais uma vez trabalhadores são atropelados por parlamentares da situação em votação de projeto de interesse maior - reajuste salarial justo

 

O governador Geraldo Alckmin(PSDB) obteve vitória favorável ao projeto original que trata do reajuste salarial dos servidores públicos, sem as emendas propostas pelos trabalhadores, numa tentativa de equiparação entre as categorias. O Projeto de Lei 05/2018 foi dessa forma aprovado, ainda sob protestos da oposição que é minoria do parlamento, nesta terça-feira(13/03), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O SIFUSPESP lutou insistentemente, buscando diálogo partido por partido, negociando e até obtendo respostas positivas para pelo menos 4%, o que ainda seria um ínfimo reajuste, mas que daria equidade aos trabalhadores penitenciários em relação aos profissionais de segurança pública. O deputado estadual Ed Thomas(PSB) antes da votação enfatizou o fato dos trabalhadores penitenciários fazerem parte do sistema de segurança pública do Estado e do país e entretanto estarem sendo alijados e desconsiderados como parte deste sistema quando convém ao governo tucano.

Alencar Santana(PT) salientou que é a primeira vez que a equidade de ajuste ocorreu de forma diferente entre os servidores da segurança pública e os trabalhadores do sistema penitenciário, o que o próprio líder do governo considerou um erro.

 

Assim, conforme o Projeto de Lei, o reajuste fica em 3,5% para a categoria de servidores prisionais. As demais categorias de segurança receberão 4% e professores receberão 7%. A sessão extraordinária foi exaustiva, com diversas pausas para tentativas de negociações com a bancada governista, a fim de que votassem a favor das emendas, porém não houve acordo.

Leia também para entender melhor: http://www.sifuspesp.org.br/noticias/5241-deputados-colocam-aumento-salarial-em-votacao-com-base-em-projeto-original-de-alckmin-sem-abrir-debate-com-funcionalismo

O presidente da mesa, Cauê Macris (PSDB), como de hábito quando a população ocupa o plenário, não permitiu manifestação contrária no momento da votação, com as mesmas ameaças de sempre, de cumprimento do regimento retirando o cidadão manifestante, e desta vez, tocou no ponto de “ser obrigado a parar o processo de votação”, o que de certa forma calaria a platéia, já que apesar do índice baixíssimo reajuste, é de desejo do trabalhador a obtenção do mesmo.

Conforme havíamos noticiado ser a tendência, a aprovação do projeto seguiu sem alterações. Neste cenário, o SIFUSPESP sente-se na obrigação de manter sua coerência e seguir lutando por um salário digno não só para os trabalhadores penitenciários, mas para todos os que prestam serviços públicos no Estado.

Lutamos e seguiremos lutando, seja no diálogo com os deputados, seja na mobilização de todos os trabalhadores de nossa categoria. O sindicato somos todos nós, unidos e organizados.

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp