A Câmara Municipal de Presidente Prudente aprovou por unanimidade, no dia 26/06, moção de apoio aos agentes de segurança penitenciária(ASPs) por sua luta contra a Reforma da Previdência. O documento explica que os ASPs estão sendo tratados de forma injusta pelo Congresso e pelo governo Michel Temer por serem submetidos às mudanças previstas na Proposta de Emenda Constitucional(PEC) 287/2016, que estabelece a reforma.
A moção foi redigido pelo vereador Anderson Silva(PSB), e mostra que os agentes penitenciários exercem atividades insalubres e com alto grau de periculosidade. Esses riscos, na visão do SIFUSPESP, deixam claro que a categoria deve ser tratada de maneira diferenciada com relação à reforma, da mesma maneira como as demais carreiras policiais e, assim, usufruir de sua aposentadoria com dignidade.
Presidente Prudente é um dos municípios mais importantes da região oeste do Estado de São Paulo. A Penitenciária instalada na cidade, com capacidade para receber 943 detentos, possui atualmente uma população de 1.850 sentenciados.
Para o presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira, o apoio dos vereadores de Presidente Prudente em solidariedade aos trabalhadores penitenciários é fundamental para que a categoria siga na luta contra a reforma da previdência.
“Queremos a manutenção dos direitos dos trabalhadores do sistema prisional, que se encaixam como uma das profissões mais perigosas do mundo. Nossa expectativa de vida média, que é de 45 anos, não é levada em consideração pelos deputados e senadores que apoiam essa reforma”, reitera Ferreira.