compartilhe>

Pai, sinônimo de amor

 

por Marc Souza

No segundo domingo do mês de agosto, comemora-se no Brasil o Dia dos Pais. Entretanto, apesar de ser uma ocasião comemorada em quase todo o mundo, nem todos os países comemoram o Dia dos Pais na mesma data.

Para se ter uma ideia, enquanto Argentina, Inglaterra, Peru e Estados Unidos celebram essa data no terceiro domingo do mês de junho, Paraguai e Áustria celebram no segundo domingo, e Canadá e Grécia, nos dias 17 e 21 do mesmo mês. Por outro lado, Itália e Portugal celebram no dia 19 de março, mesmo dia em que a Igreja Católica comemora o dia de São José, esposo de Maria.

O Dia dos Pais é uma data comemorada mundialmente em quase todo o ano. Tirando as datas já citadas, é comemorado em fevereiro pelos russos, em maio pelos romenos, e em dezembro pelos tailandeses... Ou seja, o Dia dos Pais é uma data tão importante, que além de tudo representa a história de cada país. Uma data celebrada desde a antiguidade.

Uma das histórias sobre a criação do Dia dos Pais vem da Babilônia de Nabucodonosor, há mais de 4 mil anos. Segundo relatos, tudo começou quando o jovem Elmesu, filho de Nabucodonosor, teria moldado em argila aquele que é considerado o primeiro cartão do Dia dos Pais. Neste “cartão”, Elmesu teria desejado a seu pai: Sorte, saúde e vida longa, fato que fez com que a data se tornasse uma festa nacional.

Nos tempos modernos, a ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu em 1909, nos Estados Unidos, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai, após ouvir um sermão dedicado às mães. Seu intuito era agradecer ao pai pela dedicação que tivera aos filhos. Após ter perdido sua esposa no nascimento do sexto filho, ele assumiu sozinho a criação da família, o que fez com que sua filha Sonora o visse como um herói.

No ano seguinte, com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, uma petição para que a data se tornasse oficial. Diante disso, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.

A partir daí, a data passou a ser comemorada em todo o Estado de Washington e, em seguida, por todo o país. Desde então, o Father's Day (Dia dos Pais) é celebrado no terceiro domingo do mês junho. Em 1966, a data foi oficializada em todo o território estadunidense, pelo Presidente Richard Nixon, que a tornou feriado nacional.

No Brasil, as primeiras comemorações do Dia dos Pais começaram no início da década de 1950. Em 16 de agosto de 1953, "Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo", o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: o pai com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e um pai com 98 anos. O concurso ganhou notoriedade por parte da imprensa e grande repercussão. Assim, após sua realização, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo do mês de agosto, e permanece até hoje.

Não há dúvidas que o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do nosso calendário. Uma data reverenciada em todo o mundo e que não se resume apenas à entrega de presentes. O Dia dos Pais é uma data para homenagear um dos pilares da nossa sociedade.

Afinal, ser pai não é ser apenas o genitor, até porque nem todo o pai foi genitor e nem todo genitor age como pai, tampouco, o provedor da família, principalmente nos dias atuais.

Assim, o conceito de pai é bastante amplo, pois não se restringe a uma pessoa que é o pai biológico de alguém. Um pai adotivo ou um pai de criação, apesar de não ter gerado o seu filho, não deixa de ser pai, pois o sentimento existente entre pais e filhos não depende de como estes vieram a estar nessa posição. O que disciplina este relacionamento é o amor.

Naturalmente, os pais tornam-se exemplos e inspiração de vida para seus filhos, pois suas condutas na maioria das vezes refletem na educação deles. Além disso, cabe aos pais serem amorosos, afetuosos, zelando pela saúde, bem estar e felicidade dos filhos, se preocupando, dando conselhos e principalmente amor. Ser pai é um eterno aprendizado, é estar presente, é se envolver, é cuidar, se entregar. Ser pai é amar.

No entanto, se observarmos o que diz o dicionário sobre a palavra pai, veremos que o verbete tem uma grande amplitude. Isso acontece pois no final, a palavra não se resume apenas aos relacionamentos entre pais e filhos. Ser pai é muito mais que isso, pois pai também significa: “Indivíduo que pratica o bem, que realiza ou possui boas ações; benfeitor”.

Ou seja, ser pai é praticar o bem, proteger as pessoas que ama e realizar boas ações para com o seu próximo.

Pai não é aquele que ajuda a mãe. Pai é pai, e ponto final.

Aliás, não existe uma palavra mais bonita para definir a palavra pai, como: amor!

Ser pai é amar. Ser pai é amor. É lindo, é complexo, é especial. Tão especial que Deus escolheu ser chamado de Pai.

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp