compartilhe>

Trabalho de escuta das principais reivindicações dos servidores tem sido feito em inúmeras unidades de todo o Estado. Déficit funcional de mais de 100 trabalhadores foi apontado como um dos maiores riscos existentes no estabelecimento penal, que conta com uma das equipes mais qualificadas do GIR em São Paulo

 

por Giovanni Giocondo

Como forma de prosseguir com o trabalho de diálogo com a base, a diretoria do SIFUSPESP estiveram nesta quarta-feira(20) na Penitenciária de Assis, no interior paulista. A principal reclamação apresentada pelos servidores da unidade aos sindicalistas foi o altíssimo déficit funcional, que tem tornado cada vez mais insustentável a gestão da segurança, da vigilância e do setor operacional e administrativo do estabelecimento penal.

De acordo com os relatos dos policiais penais e de alguns dos diretores da penitenciária, faltam atualmente 109 trabalhadores nos mais variados setores, o que configura um risco para os servidores nas rotinas de movimentação interna, além de atrapalhar o processo de ressocialização dos presos. 

Assis possui atualmente 1.054 presos no regime fechado, em espaço planejado para comportar 829, além de mais 278 nos anexos de detenção provisória e no PRSA.

Além de dialogar sobre o déficit, o secretário-geral do SIFUSPESP, Gilberto Antonio da Silva; seu diretor de Saúde, Apolinário Vieira; e o diretor de base do sindicato, Edmar Firmo Melo, também conversaram com a categoria sobre as alterações que devem acontecer em suas atividades a partir da promulgação, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp), da Proposta de Emenda Constitucional(PEC) da Polícia Penal, em junho.

Outro destaque da visita ficou por conta da apresentação do Grupo de Intervenção Rápida(GIR) da unidade prisional, considerado um dos mais bem equipados e com o efetivo dotado do melhor treinamento do Estado. A equipe é responsável pela coordenação de inúmeras ações preventivas na região de Assis, além de cuidar do adestramento dos cães do Batalhão de Operações Especiais(BAEP) da Polícia Militar do município.

Para completar as orientações, os diretores do SIFUSPESP também abordaram junto aos servidores da unidade algumas das informações obtidas junto à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado(Croeste) sobre o andamento da Lista Prioritária de Transferências Regional(LPTR). A tramitação mais rápida da LPTR é uma das principais demandas não apenas dos trabalhadores de Assis, como de toda a região.

Por outro lado, os sindicalistas também expuseram aos policiais penais alguns dos projetos que têm sido elaborados pela entidade com o objetivo de garantir mais saúde, bem estar e qualidade de vida a toda a categoria penitenciária.

No olhar do secretário-geral do SIFUSPESP, Gilberto Antonio da Silva, a cortesia da receptividade do corpo funcional e da diretoria da unidade foi extremamente cortês, e incentiva o surgimento de um diálogo cada vez mais qualificado entre o sindicato e os trabalhadores, com “inevitáveis reflexos positivos para a elaboração de uma pauta conjunta, que vai certamente beneficiar a toda a categoria”, afirmou.

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp