compartilhe>

Candidatos aprovados no concurso estiveram na Ponte Estaiada nesta sexta-feira(25), e chamaram a atenção dos paulistanos para o déficit funcional no serviço de vigilância, além de denunciar o desvio da função de policiais militares, responsáveis pela escolta de presos no interior do Estado, mais de seis vezes mais cara que o trabalho dos policiais penais. Próximo ato acontece na quarta-feira, dia 30 de março, em frente à SAP

 

por Giovanni Giocondo

Candidatos aprovados no concurso da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) para o provimento de cargos de agente de escolta e vigilância penitenciária(AEVP) de 2014 fizeram nesta sexta-feira(25), uma manifestação na Ponte Estaiada, zona sul de São Paulo,

No ato, eles reivindicaram a nomeação imediata e urgente de policiais penais para o setor, um dos mais atingidos pelo déficit funcional nas unidades prisionais do Estado, que carecem de cerca de 3.364 novos trabalhadores, de acordo com dados oficiais da SAP, divulgados em abril de 2021.

Uma das estratégias utilizadas pelos manifestantes foi a de empunhar cartazes estimulando os motoristas que passavam pela via a buzinar caso se considerassem prejudicados pela falta de policiamento ostensivo em seus bairros. O barulho foi recompensador e uma prova de que essa realidade de insegurança tem batido à porta de grande parte dos paulistanos.

Essa ausência de policiais militares nas ruas pode estar relacionada ao desvio de função que exercem ao fazer as escoltas de presos por todo o interior do Estado, com o deslocamento de cerca de 6 mil servidores para um serviço que é, por lei, exclusivo dos AEVPs desde a criação do cargo, em 2003.

De acordo com dados do Portal da Transparência, a Secretaria de Segurança Pública(SSP) gasta, anualmente, cerca de R$80 milhões para efetuar essa atividade, enquanto a SAP dispõe de R$12 milhões garantidos pelo Orçamento para custear as nomeações dos policiais penais, mas não o faz sem apresentar justificativa.

A próxima manifestação dos candidatos do concurso AEVP 2014 acontece na próxima quarta-feira(30), em frente à sede da SAP, no bairro do Carandiru, zona norte de São Paulo.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp