compartilhe>

O servidor Ronaldo dos Santos(foto) foi executado em frente à sua casa em Praia Grande, enquanto Rogério Pinheiro foi alvejado por cinco tiros quando saía de seu plantão no CDP de São Vicente, e está internado na UTI de um hospital de Santos, em estado grave. SIFUSPESP alerta trabalhadores sobre ação orquestrada de criminosos na região neste sábado(25)

 Atualizado às 11h27 de 27/12/2021

por Giovanni Giocondo

Um policial penal morreu e outro ficou ferido após terem sofrido atentados a tiros neste sábado(25) na região da Baixada Santista. O primeiro caso aconteceu em São Vicente, quando o servidor Rogério Pinheiro saía de seu plantão no Centro de Detenção Provisória(CDP) da cidade e foi alvejado por cinco tiros. Ele sobreviveu ao ataque, e seu estado de saúde é considerado grave.

Rogério Pinheiro está internado na Unidade de Terapia Intensiva(UTI) do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, e precisa de doações de sangue do tipo O+ para se recuperar de uma cirurgia. O endereço é rua Osvaldo Cruz, 197, no bairro do Boqueirão. Para doar, basta comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30. O telefone de contato é o 3202-1300.

No outro caso, o policial penal Ronaldo dos Santos infelizmente não teve o mesmo destino. Ao atender a campainha de sua casa no bairro Cidade Ocian, no município de Praia Grande, ele foi surpreendido por criminosos, que o executaram com vários tiros. O trabalhador chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Os autores dos disparos fugiram em dois carros, e ainda não foram encontrados.

O velório de Ronaldo está acontecendo desde as 14h deste domingo(26) na Organização Social Ataúdes Nóvoa(Osan), em Praia Grande. O sepultamento está marcado para as 16h.

Segundo informações apuradas pelo SIFUSPESP, um policial militar também teria sofrido outro ataque na Baixada Santista, o que aponta a tendência de uma ação orquestrada contra profissionais da segurança pública na região. O sindicato acende um alerta para que todos os servidores penitenciários da região fiquem atentos em sua rotina a fim de evitar novos atentados.

Não é a primeira vez que crimes semelhantes acontecem nas proximidades, todos com características de execução. Em 1 de dezembro, o policial penal Eduardo Godinho Kundig já havia sido assassinado a tiros em São Vicente, enquanto apenas três dias antes um policial militar também havia perdido a vida nas mesmas circunstâncias. Áudios que circularam pelas mídias sociais davam conta de uma possível organização por parte de criminosos para matar policiais.

O SIFUSPESP está colaborando com a polícia civil  para tentar identificar os suspeitos de cometer os atentados, e também está à disposição dos familiares dos policiais penais vítimas dos ataques caso precisem de qualquer auxílio. O sindicato lamenta muito a morte do servidor Ronaldo dos Santos, e presta suas condolências aos parentes e amigos do trabalhador.

O sindicato vai exigir que a Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) adote medidas que visem a preservar a segurança de todos os servidores da região, e cobra uma postura efetiva da pasta para responder sobre a origem desses ataques, que a secretaria havia taxado como “isolados” quando das ocorrências registradas no início deste mês.

O SIFUSPESP também ressalta que os policiais penais devem ter cautela para efetuar os procedimentos padrão no cotidiano de seu trabalho, com o objetivo de evitar novos atentados.

Confirama Live do Presidente do Sifuspesp sobre os ataques:

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp