compartilhe>

Conhecido como “Wolverine”, o servidor Flavio Fasano tem buscado aprofundar a integração do conhecimento adquirido na SAP para compartilhar com guardas municipais cada vez mais atuantes em ações ostensivas pelo interior do Estado

 

por Giovanni Giocondo

O policial penal Flavio Fasano, docente da Escola Administração Penitenciária(EAP) Luiz Camargo Wolfmann e notabilizado dentro e fora do sistema prisional por suas grandes conquistas no fisiculturismo, tem se destacado também por outro importante trabalho para reforçar a segurança da população.

É o curso de Defesa Pessoal, Tonfa e Algemas(DTA) e de Imobilização Tática, que o servidor tem fornecido gratuitamente a guardas civis municipais(GCMs) de inúmeras cidades do interior do Estado, entre elas Itu, Itapetininga, Rio Claro, Tatuí, Avaré e Porto Feliz, além da Marinha Brasileira e do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar, também pertencente à Marinha, que no município de Iperó.

Conhecido no sistema prisional como “Wolverine”, Fasano é também responsável por treinar unidades do Grupo de Intervenção Rápida(GIR) e  da Célula de Intervenção Rápida(CIR).

Totalmente voluntária, a atuação de Fasano busca integrar o conhecimento adquirido nos muitos anos de Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) com os desafios que têm se colocado à frente da GCM.

A Guarda Municipal de diversas localidades tem sido cada vez mais solicitada para atuar em ocorrências que exigem procedimentos policiais em que se faz mister a proteção do profissional, da equipe, da população e do próprio infrator frente a possíveis reações de suspeitos a revistas e abordagens.

Nesse sentido, o policial penal disponibiliza o curso em dois módulos. O primeiro deles trata de Defesa Pessoal, Tonfa, Algemas, Torções, Imobilizações e Condução de Infrator, em que cada um dos procedimentos e protocolos dos docentes da SAP são aplicados de forma adaptada à realidade que se coloca para a GCM.

Já o segundo módulo se divide em dois “cenários”, nos quais situações reais do cotidiano das ruas são apresentadas e o professor orienta a melhor forma de conduzir as ocorrências, como por exemplo o posicionamento da equipe, a verbalização forte e clara, além da postura dos GCMs

No primeiro cenário, estão técnicas para promover a abordagem veicular, a revista no veículo, a revista, a algemação, a condução e a remoção dos suspeitos. No segundo, maneiras de conduzir a abordagem com indivíduos sob efeito de álcool e drogas.

Flavio Fasano explica que esse treinamento é importante porque colabora para a união das forças policiais, sobretudo pelo fato de o serviço dos guardas municipais - responsáveis desde sempre pela preservação do patrimônio público - terem alcançado na atualidade uma magnitude de ação ostensiva que demanda um preparo mais amplo e dinâmico .

Sempre marcado pela legalidade da ação, pela ética, pelo profissionalismo e pelo know-how adquirido pelo policial penal, o curso DTA é considerado por Fasano como uma “troca” de conhecimentos muito necessária quando se dialoga com o aprofundamento das relações entre as forças de segurança e sua fundamental integração na segurança da sociedade.

Flavio Fasano à frente de integrantes do GIR

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp