compartilhe>

Por Giovanni Giocondo

Levantamento mostra que usuários sofrem com falta de consultas, exames e cirurgias em diversos municípios do interior do Estado, enquanto novos credenciamentos para prestação de serviços são solicitados em hospitais da região de Prudente

O Departamento de Saúde do SIFUSPESP fez na última sexta-feira (21) um levantamento atualizado sobre a situação do atendimento a usuários do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (IAMSPE) em diversas regiões do interior do Estado e em parte da região metropolitana da capital. 

Em comum para inúmeros municípios paulistas, há sucessivas negativas por parte das direções de hospitais em manter ou assinar novos convênios com o IAMSPE devido à falta de pagamento ou de recursos disponíveis para serem investidos nesses centros médicos. Faltam por exemplo médicos psiquiatras para atendimento em muitas cidades do interior, o que tem obrigado os usuários a se deslocar para o Hospital do Servidor, em São Paulo.

Na região de Bauru, não há disponibilidade de exames laboratoriais no município de Lins, e de imagem na Santa Casa de Lençóis Paulista, cidade onde só há atendimento no Hospital Nossa Senhora da Piedade. Quando precisam desses serviços, é necessário deslocamento para Bauru, onde tem sido feito um mutirão para a realização de exames de colonoscopia e ressonância magnética.

Em Araçatuba, a Santa Casa também tem recusado fazer o atendimento. O mesmo acontece com as Santas Casas de Lorena e de Limeira, que encaminharam ao IAMSPE documentos para encerrar os contratos. O Hospital dos Canavieiros, em Piracicaba, também tem impedido novos atendimentos, assim como o Hospital São Leopoldo Mandic, em Araras. Não há interesse em assumir o trabalho em Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Cruzeiro, todas cidades do Vale do Paraíba, região onde só há regularidade na prestação de serviços em Taubaté.

Em Ourinhos, a Santa Casa exige R$5 milhões imediatamente para retomar as consultas e cirurgias, mesma situação registrada em Assis, onde o hospital quer R$3 milhões do IAMSPE para voltar a atender aos usuários e seus dependentes. Avaré segue pela mesma linha. Quer investimento para voltar a atender.

Na região de Presidente Prudente, a situação parece ter ficado um pouco melhor em alguns municípios, com hospitais solicitando credenciamento do IAMSPE em Tupi Paulista, Martinópolis, Osvaldo Cruz, além de clínicas de imagem em Presidente Venceslau e Presidente Prudente, e um laboratório em Teodoro Sampaio.

De acordo com o diretor adjunto do Departamento de Saúde do SIFUSPESP, Luiz da Silva Filho, apesar de terem acontecido diversas reuniões desde sexta-feira (21), a Santa Casa de Prudente ainda se nega a assinar novo contrato com o IAMSPE. Há uma tentativa do mandato do deputado Mauro Bragato (PSDB), de representantes da Comissão Consultiva Mista (CCM) IAMSPE e do Departamento de Saúde do  sindicato de dialogar com a direção do hospital para costurar um novo convênio. 

A boa notícia ficou por conta de Guarulhos, na Grande São Paulo, onde o Hospital Bom Clima deve começar a fazer consultas, exames e cirurgias de servidores e seus dependentes a partir de junho, após assinar contrato de 12 meses no último dia 16 de maio. No ABC Paulista, sete novas clínicas ambulatoriais foram conveniadas, e o Hospital de São Bernardo do Campo tem atendido normalmente. Laboratórios para exames de imagem e ultrassonografia estão sendo reestruturados e serão credenciados na região.

Na capital, consultas e exames oftalmológicos estão sendo feitos normalmente, e em Sorocaba, novos termos aditivos foram feitos em convênios com clínicas para exames.

O diretor de Saúde do SIFUSPESP, Apolinário Vieira, quer que os servidores penitenciários continuem denunciando a falta de atendimento em suas cidades, “dando detalhes sobre quais especialidades estão sem profissionais, ou mesmo se não há laboratórios ou clínicas credenciados para atendimento em determinado município ou região. Somente a partir dessas informações será possível exigir que sejam retomados os serviços nessas localidades”, afirma.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp