Por Flaviana Serafim
A imunização dos servidores da segurança pública contra o coronavírus está prevista para ocorrer neste mês de abril, assim como outras categorias específicas, como professores e funcionários públicos do serviço funerário. A informação deve ser confirmada nesta quarta-feira (24) pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello, durante a passagem do cargo para o novo titular da pasta, Marcelo Queiroga.
Para o presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira, o Jabá, o anúncio é resultado da luta organizada das categorias da segurança pública, que tem se mobilizado nacionalmente, como ocorreu por meio de carreata na semana passada com o engajamento da Federação Sindical Nacional de Servidores Penitenciários e Policiais Penais (FENASPPEN). Nesta segunda-feira (22), novamente houve mobilizações em todo o país com o mote #POLICIAISSAOESSENCIAS, em São Paulo liderada pelo Fórum Penitenciário Permanente, formado pelo SIFUSPESP, SINDASP e SINDCOP.
“Sem dúvida é resultado da pressão e da luta organizada das categorias, pois nosso serviço é essencial, estamos na linha de frente e a situação é alarmante, com mais de 60 servidores penitenciários mortos desde o início da pandemia em São Paulo. Porém, seguimos em alerta e mobilizados, só vamos acreditar mesmo quando a vacinação começar”, afirma o sindicalista.
O ministro da Justiça, André Mendonça, enviou ofício na segunda-feira (22) ao Ministério da Saúde solicitando prioridade na vacinação dos policiais, assim como anteriormente fizeram parlamentares da Câmara e do Senado Federal. O apelo para prioridade aos policiais penais também foi feita à Saúde pela FENASPPEN e, na Assembleia Legislativa de São Paulo, pelos deputado estaduais Carlos Giannazi (PSOL), Professora Bebel (PT), Major Mecca e Tenente Nascimento (PSL), entre outros.