compartilhe>

 

Por Flaviana Serafim

Sem asfaltamento, a Estrada Vicinal Ayrton Senna, mais conhecida como Estrada Municipal Sinindu, que liga a rodovia Raposo Tavares à Penitenciária de Mairinque, numa área rural da cidade, está ainda pior com as chuvas de verão. 

Como mostram as imagens no vídeo abaixo recebidas pelo SIFUSPESP, um veículo da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) trafega patinando na lama, colocando os trabalhadores sob risco de acidentes graves, além dos riscos de fugas de detentos dadas as condições tão precárias da estrada. 

Já ocorreram inúmeros atolamentos, inclusive com caminhões da SAP transportando presos, mais os atolamentos e derrapagens de viaturas, carros e motos dos servidores da Penitenciária de Mairinque. 

Não faltam apelos nem denúncias dos moradores, dos servidores penitenciários e do SIFUSPESP, mas nem a prefeitura municipal nem o governo estadual assumem a responsabilidade pelo asfaltamento da estrada, e desde a inauguração da penitenciária, em março de 2015, os trabalhadores da SAP seguem na mesma agrura. 

Em outubro passado, a direção do sindicato procurou novamente a SAP e segue insistindo por respostas com uma solução para o problema. 

Descaso de longa data

Com a inauguração da penitenciária, o SIFUSPESP foi o primeiro a denunciar as condições precárias da estrada. Há mais de dois anos, o procurou buscou explicações da prefeitura de Mairinque e também do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). 

Na época, a informação do DER é que a prefeitura tinha pendências legais que impediam a assinatura de convênio para asfaltar a estrada (saiba mais). A prefeitura de Mairinque alegava ter encaminhado projeto para realização da obra, mas a execução foi negada por falta de certidões de regularidade. 

A direção do sindicato procurou ainda o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) na tentativa de descobrir quais seriam as pendências que impediam o asfaltamento da estrada, mas não obteve resposta. Desde então, enquanto os servidores sofrem com a falta de segurança, a estrada segue sem obra frente ao descaso do governo municipal e estadual. 

Leia também:
Viatura da SAP volta a atolar no acesso à Penitenciária de Mairinque
Lama, atolamentos e risco de acidentes: dura rotina de servidores na estrada à Penitenciária de Mairinque

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp