compartilhe>

Serviços médicos têm sido negligenciados a milhares de servidores em todo o Estado, conforme relatos feitos ao SIFUSPESP, mas há formas de suspender pagamento dentro do que prevê a legislação

Por Giovanni Giocondo

Devido ao grande número de queixas de trabalhadores penitenciários sobre o não atendimento de clínicas, laboratórios e hospitais credenciados junto ao Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (IAMSPE) no interior, no litoral e na capital paulista, o SIFUSPESP vai orientar aqueles que tiverem interesse em cancelar a cobrança por parte do Estado e consequentemente, o acesso ao serviço. 

É preciso deixar claro que essa ação é irreversível, e portanto o funcionário público ou seu dependente que for excluído não poderá mais se inscrever, de acordo com o que determina a lei. O IAMSPE respondeu recentemente ao sindicato sobre a falta de atendimento, afirmando que está readequando seus profissionais e centros médicos credenciados, e portanto quem não se sentir seguro em deixar o plano pode repensar sua decisão.

Apesar de considerar fundamental a defesa de um IAMSPE mais forte, o SIFUSPESP observa total falta de comprometimento por parte do governo de São Paulo quanto ao bem estar e à saúde de seus servidores e familiares, já que muitos deles têm perdido consultas eletivas, cirurgias, sessões de fisioterapia, tratamento para câncer, doenças crônicas e outros atendimentos em virtude da falta de competência na administração do instituto.

Nesse sentido, o servidor está tendo de arcar com parte de seu salário - cada vez maior - para bancar um serviço que não está sendo prestado, enquanto o governo do Estado não dá sua contrapartida financeira e tampouco respostas efetivas que sanem o descaso com relação ao atendimento. Por isso, o trabalhador deve ter a opção de cancelar o IAMSPE e procurar outra forma de lidar com sua saúde, seja ela no serviço público ou particular.

Orientações

Para fazer o cancelamento, o servidor em primeiro lugar deverá imprimir o formulário disponível neste link, e preenchê-lo com todos os seus dados. Devido à pandemia de coronavírus, está suspenso o atendimento presencial para entrega do formulário e demais documentos, que neste caso devem ser encaminhados pelos Correios ao endereço:

Avenida Ibirapuera nº 981 - Bairro Vila Clementino
CEP: 04029-000 - São Paulo - SP

O prazo para cancelamento é de aproximadamente dois meses. 

Caso o servidor não consiga por qualquer motivo efetuar o cancelamento, poderá procurar o Departamento Jurídico do SIFUSPESP, que possui uma ação específica para tratar desse caso quando houver recusa por parte do Estado.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp