compartilhe>

Por Flaviana Serafim

Representantes do SIFUSPESP em Caraguatatuba participaram de um protesto neste 30 de setembro em luta contra o Projeto de Lei 529/2020, de iniciativa do governador João Doria (PSDB), que prevê a extinção ou privatização de empresas públicas, autarquias e fundações, acabando com serviços públicos relevantes para a população e extinguindo mais de 5 mil empregos. O PL 529, se aprovado, também vai privatizar o Iamspe e aumentar a contribuição paga pelo funcionalismo. 

A manifestação começou na Avenida Anchieta, uma das principais vias do centro de Caraguatatuba, e o embate contra a reforma administrativa (Proposta de Emenda Constitucional - PEC 32/2020), defendida pelo governo federal junto ao Congresso Nacional, foi outra pauta na defesa dos direitos dos servidores públicos. 

O SIFUSPESP e demais organizações participantes também reivindicaram a recontratação imediata de 180 merendeiras do município que perderam seus empregos devido ao isolamento social durante a pandemia de coronavírus. 

Sem trabalho desde março, sem mais parcelas para receber de seguro desemprego, as merendeiras estão sem renda e por isso, durante a manifestação, as entidades pararam e protestaram em frente à sede da Convida Alimentação, terceirizada que ganhou licitação na cidade e que demitiu as trabalhadoras. Outro ponto de parada dos manifestantes foi em frente a uma agência da Caixa Econômica Federal, onde as pessoas estavam concentradas na tentativa de receber o pagamento do auxílio emergencial. 

Para a direção do sindicato, os R$ 600 de auxílio durante a pandemia são um valor insuficiente para que a população afetada possa enfrentar os impactos do desemprego e da redução da renda. 

A mobilização foi organizada pelo Coletivo Educação Pública em parceria com o Fórum de Sindicatos do Litoral Norte, do qual o SIFUSPESP faz parte.  

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp