compartilhe>

Por Flaviana Serafim*

O total de servidores penitenciários contagiados pelo coronavírus (COVID-19) chegou a 185 nesta sexta-feira (5) de acordo com o levantamento de dados realizado desde março pelo SIFUSPESP, a partir de informações fornecidas pela própria categoria e apuradas pela direção do sindicato. 

Destes, 15 perderam a vida devido à COVID-19, sendo a morte mais recente a do policial penal Antônio Dantas, do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu, que faleceu neste 5 de junho, aos 60 anos, após período de internação em um hospital de Osvaldo Cruz, no interior paulista. O policial penal deixa esposa e três filhos. 

No levantamento de dados do SIFUSPESP, a região oeste é a mais afetada pelo coronavírus, com 75 servidores infectados, seguida da capital e Região Metropolitana, com 51, e em terceiro a região central do Estado paulista, com 36 confirmações. 

> Confira o mapeamento do SIFUSPESP por regiões

Há ainda outros 86 servidores penitenciários com suspeita de contágio. Entre a população carcerária, segundo mapeamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), são 104 detentos confirmados, 12 mortes e mais 100 com suspeita. 

“O coronavírus segue se alastrando pelo sistema prisional, e tanto a Secretaria de Administração Penitenciária quanto o governador João Doria continuam fazendo vistas grossas, de olhos fechados para a gravidade da situação e sem fornecer os testes rápidos em massa para os trabalhadores e para os detentos. É uma bomba relógio com milhares de vidas em risco”, afirma Fábio César Ferreira, o Jabá, presidente do SIFUSPESP. 

O sindicato continua travando uma batalha na Justiça, com ação no Ministério Público do Trabalho reivindicando os testes rápidos em massa, como orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS) para a pandemia no ambiente carcerário. 

Além da falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), que em algumas unidades ou está faltando ou existe, mas em quantidade insuficiente, há casos de recusa do direito de afastamento dos servidores do grupo de risco, como a categoria tem denunciado ao sindicato. 

 *Alterado em 5/6/2020, às 20h22 para atualização de informações

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp