Por Redação SIFUSPESP
O SIFUSPESP acaba de lançar um boletim especial tratando do novo coronavírus no sistema prisional de São Paulo. Com versão digital para facilitar o compartilhamento nas redes e mídias sociais, a publicação está disponível para download clicando aqui.
“A informação é uma das armas de luta contra o coronavírus, assim como a união da categoria neste momento. Os servidores têm que estar informados e também comunicar ao sindicato a situação das unidades, é nessa troca que o SIFUSPESP pode atuar e cobrar que a SAP e o governo estadual garantam nossa segurança contra a doença”, afirma Fábio César Ferreira, o Fábio Jabá, presidente da entidade, explicando que a publicação terá periodicidade bimestral.
O jornal traz orientações desde cuidados preventivos ao direito de afastamento dos servidores, as ações que o sindicato tem tomado para garantir segurança e proteção aos trabalhadores e canal de denúncias para que a categoria informe anonimamente ao SIFUSPESP como estão as medidas contra o COVID-19 nas unidades prisionais.
O boletim também traz as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) contra o coronavírus e aponta as omissões da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
Nesta primeira edição, o sindicato ouviu ainda profissionais da saúde de diferentes unidades prisionais para entender como lidam com a angústia da reclusão, com o medo da doença e da morte que está presente no cotidiano de trabalho destes servidores.