compartilhe>

O trabalho efetivo de fiscalização no cotidiano do sistema prisional paulista permitiu que três visitas em três diferentes penitenciárias da região oeste do Estado fossem impedidas de entrar com facas que seriam possivelmente entregues a detentos, o que poderia colocar em risco a segurança dos funcionários.

Os casos aconteceram no último domingo(5) nas Penitenciárias de Pacaembu, Riolândia e Flórida Paulista.

Em Pacaembu, a visitante foi surpreendida pelas agentes de segurança penitenciária(ASPs) com uma faca de mesa escondida no fundo da sacola de alimentos que trazia. Além de ter sido encaminhada à delegacia para registro do boletim de ocorrência, foi suspensa do rol de visitas e o sentenciado isolado no Pavilhão Disciplinar.

O mesmo caso foi verificado em Riolândia, a partir da vistoria feita via scanner corporal. Já em Flórida Paulista, a mãe de um sentenciado também trazia uma faca dentro de uma vasilha de comida e foi impedida de entrar devido à presença da contravenção.

Nos três casos, foi adotado procedimento de apuração disciplinar para verificar a responsabilidade da participação dos detentos nas irregularidades.