compartilhe>

Estamos no mês do Outubro Rosa, momento para informar-se, fazer exames e se necessário buscar apoio médico

 

O SIFUSPESP recorda a todas as mulheres que o mês de outubro, conhecido como mês do Outubro Rosa, traz a campanha que já é um marco e que busca todos os anos estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Nesta época busca-se compartilhar informações sobre a doença, formas de tratamento e prevenção que pode ser feita por meio do prévio diagnóstico e de tratamento uma vez identificado o problema, o que contribui para reduzir a mortalidade.

É muito importante ter em conta as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e prévio diagnóstico do câncer de mama. A mulher deve conhecer seu corpo e ficar alerta para alterações suspeitas. Também é importante salientar que que mulheres a partir dos 40 anos devem realizar uma mamografia de rastreamento a cada ano. Sendo claro que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante gratuitamente o exame de mamografia para mulheres de todas as faixas etárias, além de que o exame de toque deve ser realizado regularmente.

Sintomas do câncer de mama

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo (na pele) semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo, e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

Amamentação ajuda a prevenir

Segundo o Ministério da Saúde, "a amamentação gera inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê. A prevenção do câncer de mama é um deles. O risco de contrair a doença diminui 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação, estima um estudo com mulheres de 30 diferentes nacionalidades, publicado em 2002. Essa proteção independe de idade, etnia, paridade e situação hormonal (pré ou pós- menopausa)".

 

Cartilha para mais informações

Conheça mais como identificar sintomas, modos de prevenção, onde e como buscar ajuda na cartilha produzida pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) em conjunto ao Ministério da Saúde em:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/e03b508046404270b86dfa2d43a04cdb/Cartilha_câncer_de_mama_vamos_falar_sobre_isso2016_web.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=e03b508046404270b86dfa2d43a04cdb



O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp