compartilhe>

A ASP Katia Rodrigues e o ASP Gilberto Pinto chegam com o objetivo de trabalhar pelo servidor visando melhores condições por meio do ouvir, da aproximação e da união.

 

O presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP), Fábio Ferreira, o Jabá, reuniu-se na sede da Regional de Mirandópolis com os dois agentes de segurança penitenciária (ASPs) que passaram a incorporar o quadro de diretores de base do sindicato: a ASP Katia Rodrigues, lotada na Penitenciária de Tupi Paulista e o ASP Gilberto Pinto, lotado na Penitenciária III de Lavínia. O casal veio agregar trabalho e conhecimento para o SIFUSPESP, a partir da última segunda-feira, 08/10.

Focados no atendimento de parte da região oeste do Estado, Kátia e Gilberto possuem uma visão de união pela categoria, tendo como primeiro objetivo de trabalho o bem-estar do servidor ou da servidora. Nas palavras da ASP Kátia: “dar suporte ao funcionário prisional, ser o elo de união da categoria dentro das necessidades apresentadas, atender e ouvir, estreitando a relação entre sindicato e servidor” são os propósitos do trabalho a ser desenvolvido.  

“Desta forma, ouvindo e estando próximos, será possível construir em conjunto soluções e perspectivas para melhorar a qualidade de vida do agente dentro do sistema prisional.  Oferecendo suporte jurídico, suporte assistencial, apoio para assistência médica, entre outras necessidades que serão trazidas pelo próprio servidor. Queremos estar perto para atender os nossos filiados”, afirma.

A ASP frisa que a região de Mirandópolis e Lavínia, cobre de Andradina até Avanhandava, num raio muito amplo possui 11 unidades prisionais ou mais, sendo 12 em breve, ou seja, trata-se de uma região que abrange um grande número de funcionários do sistema prisional, certamente, em algum momento necessitando de auxílio. É a região onde moramos e conhecemos, onde cabe o nosso apoio.

“O SIFUSPESP tem uma proposta de trabalho que condiz com aquilo que acreditamos, é por isso que nos identificamos e nos propusemos a incorporar a diretoria deste sindicato. E eu quero fazer parte disso porque eu acredito no ser humano e acredito que juntos nós podemos muito mais uns pelos outros”, ela diz.

“A nossa categoria é vista pela sociedade com preconceito. As pessoas acreditam que dentro do nosso meio existem apenas pessoas de índole negativa. Minha proposta é mostrar que o fruto do nosso trabalho é o que garante a tranquilidade da sociedade, em parceria com outras forças de segurança. Acredito que unidos conseguimos mudar o ambiente de trabalho e considero que não podemos desistir” reitera.

 

De outras lutas

“Acredito no ser humano, acredito no nosso trabalho, eu sou uma mãe de família, eu sou honesta e é isso que me move”, a frase parece ser um dos motes de trabalho em prol do outro e do trabalhador ditos pela ASP Kátia Rodrigues.

Com experiência dentro do sistema prisional em unidades prisionais femininas, trabalhando na carceragem diretamente com esse público, além de ser docente da Escola de Administração Penitenciária (EAP) onde atua em cursos de capacitação e formação.

A ASP esteve diretamente envolvida com a mobilização do caso de agressão de funcionárias de Tupi Paulista no início de 2017, quando cinco funcionárias foram agredidas por uma detenta, fato que causou danos físicos e psicológicos à colegas da unidade. A mesma cobrou de forma ativa uma posição do sindicato Relembre o caso:

https://www.sifuspesp.org.br/noticias/4728-sifuspesp-esclarece-reportagem-sobre-agressoes-de-funcionarias-em-tupi-paulista

O SIFUSPESP pode participar da luta das funcionárias. A ASP Kátia foi uma das principais agentes atuantes cobrando do sindicato e pelos resultados e maneira de agir decidiu contribuir, agregando o trabalho.

“Fomos acolhidas pelo sindicato, lutando e reivindicando junto com as mulheres. Nós que trabalhamos em unidades femininas nos sentimos fragilizadas porque as pessoas desacreditam que a encarcerada tem essa capacidade de agressão”, explica a ASP e conclui:

“Foi um trabalho conjunto de fundamental importância para que hoje nós conseguíssemos ter uma unidade mais estruturada voltada para a segurança das funcionárias”.

 

Aproximação e união

Para Jabá, o trabalho dos novos diretores veio ao encontro do trabalho do SIFUSPESP: “Temos propostas que se completam. Estar perto do servidor, ouví-lo e construir soluções, unidos e organizados. O SIFUSPESP é de todos nós e se faz por meio da categoria de funcionários do sistema prisional”, declara o presidente e continua convidando qualquer funcionário que deseje a conhecer o sindicato, conversar, emitir sua opinião e a participar do trabalho.

“Estamos prontos para ouvir a categoria e precisamos de união, principalmente num momento de mudanças que se apresenta a nós. Que o trabalhador possa se aproximar, assim como temos tentado fazer o movimento de encontro ao trabalhador. Nosso objetivo é a luta por meio da união”, finaliza Jabá.

 

O sindicato somos todos nós, unidos e organizados.



O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp