compartilhe>

Apreensões realizadas por agentes penitenciários em unidades prisionais por todo estado de São Paulo, no último fim de semana, 19 e 20/05. As informações são da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que ainda comunicou que todos os casos foram registrados em boletim de ocorrência e todas as visitantes flagradas foram automaticamente suspensas do rol de visitas.

Em todo os casos, os presos que receberiam os ilícitos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar os fatos

 

Capital

Na capital paulista, no sábado, 19/05, agentes do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência encontraram maconha em cigarros trazidos por companheira de detento da unidade. Ao ser questionada, ela disse não saber do conteúdo, mas que seria entregue a um preso desconhecido do mesmo pavilhão de seu companheiro. Diante dos fatos, foi conduzida ao 56º Distrito Policial (DP) juntamente com a apreensão.

 

Já no domingo, 20/05, a irmã de um preso do CDP de Chácara Belém I foi surpreendida durante procedimento de revista ao passar pelo scanner corporal portando crack e maconha, ocultas no bolso e cós da calça que a visitante usava.A visitante foi conduzida ao 31° DP Vila Carrão, na Capital.

 

Santo André

No sábado, 19/05, durante realização de procedimento de revista manual nos pertences de visitante, a mãe de um dos presos do CDP Santo André, foi constatado pelo servidor que a visitante segurava um absorvente em sua mão. Por meio de revista manual em local apropriado, verificou-se que ele continha invólucro contendo maconha. Já no domingo, 20, companheira de preso da mesma unidade foi surpreendida durante procedimento de revista ao passar pelo scanner corporal, tentando entrar portando maconha e cocaína oculta no top.As duas ocorrências foram registradas no DP de Santo André.

 

Guarulhos

  

No domingo, 20/05, na Penitenciária I "José Parada Neto" de Guarulhos, mãe de preso da unidade, ao passar pelo procedimento de revista mecânica por meio de scanner corporal, foi flagrada com um invólucro contendo maconha, no cós da calça. Ela foi encaminhada ao 8º Distrito Policial de Guarulhos.

 

Franco da Rocha

No sábado, 19/05, um agente de escolta e vigilância penitenciária da Penitenciária I "Mário Moura Albuquerque" de Franco da Rocha avistou uma pessoa encapuzada na área externa, próximo ao alambrado, por volta das 18h. O indivíduo largou em seguida uma mochila que foi apreendida pelos agentes contendo 22 aparelhos celulares, 10 fones de ouvidos, 16 carregadores para celular, 10 chips, 02 jogos baralhos e 128 gramas de maconha.

No domingo, 20, companheira de preso da unidade foi surpreendida durante o procedimento de revista ao passar pelo scanner corporal tentando entrar portando uma porção de maconha, oculta no bolso da calça da visitante. No mesmo dia, agentes encontraram maconha em meio a pedaços de bolo de chocolate trazidos por outra visitante, companheira de outro preso da unidade.

 

Hortolândia

Agentes encontraram um carregador de celular em uma sacola trazida por mãe de sentenciado da Penitenciária II "Odete Leite de Campos Critter" de Hortolândia. O fato aconteceu durante os procedimentos usuais de revista no sábado, 19/05.

 

Itirapina

Agentes encontraram no sábado, 19/05, maconha ocultada no interior de pedaços de linguiça em recipiente trazidos por visitante, companheira de preso da Penitenciária II "João Batista de Arruda Sampaio" de Itirapina.

 

Iperó

 

Uma companheira de sentenciado foi flagrada por agentes da Penitenciária "Odon Ramos Maranhão" de Iperó com maconha escondida dentro do próprio corpo, no sábado, 19/05. Durante o procedimento de revista pelo aparelho de scanner corporal, foi visualizado algo estranho na região pélvica. Indagada, negou que houvesse qualquer objeto em seu corpo. Ela foi encaminhada ao Pronto Atendimento de Iperó, onde o raio x que comprovou o ilícito. Na Delegacia de Polícia de Boituva, onde estava para ser encaminhada ao IML para novos exames, ela acabou retirando espontaneamente da pélvis em local reservado um invólucro pesando cerca de 190 g contendo maconha.

 

Capela do Alto

No domingo, 20/05, companheira de sentenciado foi surpreendida por agentes da Penitenciária de Capela do Alto. A apreensão ocorreu quando a funcionária responsável pela verificação das imagens do scanner corporal percebeu uma divergência na imagem e questionou a visitante sobre a possibilidade de ilícito. Aparentando nervosismo, a visitante acabou confessando que portava entropecente. Em uma sala reservada, ela retirou o sutiã que continha maconha, de forma espontânea. Ela foi encaminhada para a Delegacia de Tatuí.

 

Potim

Na Penitenciária II de Potim, uma mulher de 49 anos, mãe de um recluso da unidade, foi barrada quando o scanner corporal detectou um objeto suspeito na sua região pélvica no domingo, 20/5. Ao ser questionada pelas agentes de segurança penitenciária, a visitante admitiu carregar maconha (28 gramas) escondida no forro da calcinha e entregou a droga espontaneamente para a equipe funcional.

 

São José dos Campos

Domingo, 20/05, companheira de um sentenciado do CDP de São José dos Campos tentou utilizar a mesma estratégia para entrar com droga no estabelecimento penal. A mulher, de 40 anos, foi flagrada com 20 gramas de maconha em suas peças íntimas. O material foi detectado pelo aparelho de escaneamento corporal.

 

Bauru

Primeira ocorrência foi por volta das 9h15 da manhã, no sábado, 19/05, no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Francisco Carlos Caneschi” de Bauru, quando a esposa de detento foi flagrada pelo aparelho de scanner corporal com um objeto desconhecido na região pélvica. A mulher demonstrava nervosismo e acabou confessando às agentes de segurança que escondia um aparelho celular introduzido na vagina. O celular seria entregue ao seu marido, recluso no CDP.

 

Balbinos

Uma mulher tentou entrar na Penitenciária II “Gilmar Monteiro de Souza” de Balbinos, com maconha escondida no cós e na barra da calça. A visitante foi encaminhada ao box de revista pessoal para ser vistoriada pelas funcionárias, que constataram a droga escondida nas vestes. Tratava-se de 24 gramas de maconha.

 

Avaré

Uma visitante tentou entrar na Penitenciária I “Dr. Paulo Luciano dos Santos” de Avaré, com um invólucro introduzido dentro de seu corpo. O flagrante ocorreu no momento em que a mulher passava pelo aparelho body scanner. Ela foi indagada pelas agentes de segurança e acabou negando que possuía algo escondido. A mulher foi encaminhada ao Pronto Socorro local e acabou retirando o invólucro da genitália.

 

Flórida Paulista

Na Penitenciária “AEVP Cristiano de Oliveira” de Flórida Paulista, no domingo, 20/05, companheira de sentenciado da unidade foi flagrada com auxílio do scanner corporal com algo ilícito no corpo. Questionada, ela alegou não carregar nada ilícito e aceitou ser levada Santa Casa de Adamantina, para exames médicos complementares. Porém, no momento em que aguardavam a realização do exame de raio-x, a visitante, mediante emprego de violência contra as servidoras que realizavam a escolta, evadiu-se do local dispensando um invólucro, que foi recolhido pelas servidoras. Os policiais detiveram a visitante e a conduziram até a Delegacia de Polícia local, onde foi aberto o invólucro que continha um aparelho micro celular.

 

Irapuru

Na Penitenciária de Irapuru, no sábado, 19/05, companheira de sentenciado da unidade, foi flagrada por meio do scanner corporal com algo escondido no bojo do sutiã. Aberto uma porção de maconha e outro de cocaína. Ao ser encaminhada à portaria para realização dos procedimentos relativos à ocorrência, ela arremessou mais dois invólucros no cesto de lixo do setor, sendo que um continha porção de maconha e outro de cocaína. A Polícia Militar foi acionada, os materiais apreendidos e a visitante foi encaminhada à Delegacia.

 

Junqueirópolis

Na Penitenciária de Junqueirópolis, agentes da unidade encontraram em meio a papéis de seda utilizados para enrolar cigarros trazidos por companheira de sentenciado da unidade, quatro pedaços de papeis medindo aproximadamente oito centímetros de substância entorpecente sintética denominada K4.

 

Lavínia

Na Penitenciária III "ASP Paulo Guimarães" de Lavínia, companheira de sentenciado foi surpreendida por meio do scanner corporal da unidade com um invólucro contendo um aparelho de telefone celular. Ela foi encaminhada a Delegacia de Polícia de Lavínia para os procedimentos de praxe.

 

Martinópolis

Na Penitenciária de "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis, três visitantes, companheiras de presos da unidade, foram flagradas no sábado, 19/05, com ilícitos. Duas levavam cocaína e uma, um micro aparelho celular.

 

Presidente Bernardes

Na Penitenciária de "Silvio Yoshihiko Hinohara" de Presidente Bernardes, no último final de semana, 19 e 20/05, sete visitantes do sexo feminino foram surpreendidas tentando entrar com objetos proibidos (aparelhos de telefonia celular e componentes) na unidade, sendo que três foram no sábado e quatro, no domingo. Nas três apreensões do sábado, os micro celulares estavam escondidos nos genitais.

No domingo, companheira de sentenciado, ao passar pelo procedimento de revista no aparelho scanner, foi constatada a presença de alguns pontos metálicos em seu chinelo. Diante da suspeita, o chinelo foi revistado no aparelho de raio-x, onde ficou confirmado a presença de componentes de aparelho celular. Outra levava um celular oculto em meio aos pertences e outras duas, escondiam micro celulares nos genitais.


Fonte:SAP

http://www.sap.sp.gov.br/

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp