compartilhe>

Para presidente do SIFUSPESP a iniciativa ainda é uma gota no oceano

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou nesta sexta-feira, 20/04, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira. A nova unidade localiza-se na zona rural, na Rodovia Luís Ometto, no Município de Limeira, interior de São Paulo.

Segundo informações da Pasta, o novo CDP contará com 823 vagas para detentos do regime fechado e “deve ajudar a atender a alta demanda de vagas para presos provisórios da região e melhorar as condições de segurança pública da população”.

Segundo o presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira, embora exista a necessidade de novos espaços devido a superlotação das unidades do Estado, este representa um “pingo no oceano”.

“Serão oito pavilhões com 8 celas, cada cela para 12 camas. Então, na verdade, o número de vagas é 768. Eles contam as vagas flutuantes de inclusão, enfermaria, pavilhão disciplinar e pavilhão convencional e pavilhão do seguro. Estas não são áreas habitacionais fixas do preso”, ele explica.

Além disso, o déficit de servidores continuará dificultando o trabalho e para ele, o CDP de Limeira logo estará superlotado. “O número de funcionários chamados nunca é o suficiente, nem pelo padrão da SAP”, avalia Jabá.

Ainda segundo nota divulgada pela secretaria a unidade possui portas de celas automatizadas. Este sistema automático para a abertura e fechamento das portas impede que funcionários tenham contato direto com a população carcerária. O CDP também é suprido com equipamentos de segurança: raio-x, portal detector de metal e scanner corporal.





O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp