A proposta de votação da PEC da Polícia Penal foi incluída há pouco para votação na Câmara e pode ser votada nos próximos dias.
Em recente declaração Arnaldo Faria de Sá, relator da PEC da Polícia Penal na Câmara dos Deputados afirmou ter incluído na ordem do dia o projeto de Emenda constitucional para votação e pode ser votada nos próximos dias.
Veja o vídeo
A luta se dá nas ruas, no diálogo, no enfrentamento e na negociação. Com organização e apoio da base. É com este espírito que Fábio Cesar Ferreira, Fábio Jabá, presidente do SIFUSPESP, e a coordenadora da sede regional do Vale do Paraíba, Sônia Ponciano, estão desde terça-feira, 21/11 em Brasília visitando os gabinetes dos deputados federais de São Paulo. Estaremos buscando contato com os deputados que não estavam em seus gabinetes, em suas regiões.
O Estado de São Paulo possui 70 dos 513 deputados federais de todo o Brasil. Esses deputados são de diferentes partidos e tendências políticas. São grupos conservadores ligados aos partidos que governam o Brasil e o Estado de São Paulo, partidos aliados aos governos e opositores.
Não é um trabalho fácil encontrar um discurso que una os interesses destas diferentes visões, mas este tem sido o esforço de nosso sindicato e dos demais sindicatos do país ligados à FENASPEN.
A aprovação da PEC da Polícia Penal, apesar de representar uma vitória histórica da categoria no país - por mudar a Constituição Federal em seu favor - carece de regulamentação nos Estados.
Por esse motivo, ela deve ser acompanhada pela luta e pela organização sindical e de nossa categoria é assim tal regulamentação aconteça no Estado de São Paulo.
A voz dos funcionários do sistema prisional deve ser considerada na formulação desse documento, e não imposta pelo governo do Estado.
Porque a Polícia Penal será uma vitória de nossa categoria e não podemos permitir que essa imposição governamental não faça mudanças em nossa realidade.
A ideia do governo de São Paulo é manter nossa categoria dividida em nomenclatura e em direitos, sem reposição salarial, sem autonomia orçamentária e sem instrumentos de inteligência própria, entre outras questões que devem ser debatidas pelo Sifuspesp - o que pode acontecer por meio de uma Lei Orgânica da categoria em São Paulo.
Na terça-feira, 21/11, a Fenaspen realizou uma importante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, o que permitiu dar visibilidade para o processo de votação da Proposta de Emenda Constitucional 278/2017, agora em trâmite na Câmara dos Deputados.
A articulação dos sindicatos e da Fenaspen permitiu que a escolha do redator da PEC fosse o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), que há muitos anos já apoiava as lutas dos trabalhadores penitenciários.
Saiba mais:
Nesta quarta-feira, 22/11, diversos deputados estiveram com os representantes do Sifuspesp, quando declararam apoio à PEC. Entre eles estão os deputados Celso Russomano, o Líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zaratini, e também o deputado José Mentor, que já havia declarado apoio à PEC anteriormente.
Veja nos vídeos:
No dia 30/11, quinta-feira, às 16h, no Vegas Beer, em Franco da Rocha, acontece mais um ato em favor da PEC. O Vegas fica na rua Artur Sestine 65 - Atrás do Centro Comunitário. Na manifestação, também serão debatidas outras pautas importantes para melhores condições de trabalho para nossa categoria.
Convidamos a todos os trabalhadores penitenciários para que compareçam a este importante espaço de debate e façam valer a sua voz.
Para outras informações sobre o evento, acesse: http://www.sifuspesp.org.br/noticias/4803-franco-da-rocha-unida-pela-aprovacao-da-pec-da-policia-penal