O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que o estado não irá construir um presídio em Bom Jesus dos Perdões. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes, mas nenhum detalhe sobre o local onde será construída a unidade prisional foi informado.
Em abril deste ano, o governador assinou um decreto desapropriando um terreno próximo à rodovia Dom Pedro I para a construção de um presídio feminino. A decisão de não construir o presídio na cidade atende um pedido de políticos e moradores de Bom Jesus dos Perdões e também de municípios vizinhos. Um protesto foi feito na cidade pedindo que o estado desistisse da obra, alegando que o município não tinha infraestrutura necessária para receber uma unidade prisional.
Após a manifestação, o governador disse que buscaria entendimento com a população já que a instalação do presídio teria pequeno impacto.
Desde 2008, o governo do Estado busca uma área na cidade para construir um presídio feminino com o objetivo de aumentar o número de vagas no sistema penitenciário. O novo local escolhido ainda não foi divulgado pelo governo paulista.