Inaugurada em março deste ano, a Penitenciária de Mairinque já apresenta problemas para os servidores penitenciários que trabalham na unidade. A má conservação da estrada municipal Sinindu, que fica na zona rural do município e dá acesso ao presídio, provoca estragos nos veículos dos funcionários, tendo já, inclusive, provocado um capotamento com perda total no automóvel.
Vídeos compartilhados por meio de redes sociais comprovam a gravidade da situação. Totalmente sem pavimentação, com ladeira, curva e barranco, a estrada se torna um desafio diário para os trabalhadores que precisam passar cotidianamente pelo local.
“Todo dia é incerto, nunca sabemos se conseguiremos chegar na unidade ou se nosso carro cairá no barranco, ou fica parado no meio da pista por não conseguir subir a estrada”, afirma a servidora Bruna Grecco, em publicação em rede social onde pode ser visto um vídeo mostrando o absurdo da situação. “Vários carros de funcionários estão dando problemas direto devido a má condição da estrada, um inclusive essa semana capotou o carro e teve perca total em seu veículo. Está insustentável essa situação. Imagino ainda como será quando chegar a época das chuvas de verdade. O sofrimento é tanto que nesse vídeo podemos ver funcionários e visitantes tentando ajudar os carros que ficavam parados durante o trajeto”, completa.
A pavimentação da via chegou a ser anunciada pelo Câmara de Vereadores do município, em 2014, em convênio no valor de R$ 3 milhões e meio, conforme noticia veiculada no link. No entanto, até o momento, nenhum sinal do início da obra.
O SIFUSPESP irá cobrar a SAP e também oficiar a prefeitura de Mairinque, tendo em vista que já foi aprovado recurso para pavimentação do acesso a penitenciária.