O Sifuspesp conseguiu a absolvição de 4 ASPs acusados de agredir detento. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) montou processo administrativo disciplinar por procedimento irregular de natureza grave, que poderia ser punida com demissão, contra os agentes, baseado apenas no testemunho e acusação do preso.
Na defesa dos ASPs, o departamento jurídico do Sifuspesp conseguiu desmontar a acusação, demonstrando, inclusive, que um dos ASPs acusados sequer estava de plantão na unidade no momento em que houve a agressão ao detento.
As provas que o departamento jurídico do Sifuspesp conseguiu fazer demonstraram que o acusador era conhecido por seu relacionamento difícil dentro da detenção e que ele havia sido transferido de unidade, no entanto, ao chegar em seu destino, se recusou a descer do “bonde”, por sofrer ameaças dos presos na unidade de destino. Ao retornar para a unidade de origem, o preso foi encaminhado para o setor de “seguro”, onde foi agredido por outros detentos que invadiram a sua cela.
A decisão é final e não cabe recurso.