O descredenciamento da Santa Casa de Misericordia Nossa Senhora de Fatima Beneficiencia Portuguesa de Araraquara do Iamspe foi anunciado nesta semana no Diário Oficial, depois de cinco anos prestando serviço regular.
O contrato entre as duas entidades terminou em outubro. O Iamspe lançou edital para credenciamento, mas a Santa Casa de Misericordia Nossa Senhora de Fatima Beneficiencia Portuguesa não se manifestou. De acordo com o Diretor de Saúde do SIFUSPESP, Luiz Danone, que também é coordenador do interior do Iamspe, o hospital de Araraquara não fez nenhuma manifestação a respeito de querer ou não renovar o contrato. “Não sabemos se não tem interesse ou se está com algum documento em falta”, explica.
Ontem uma funcionária do Departamento de Convênios do Iamspe foi até Araraquara para tentar uma negociação de credenciamento com o Hospital da Unimed da cidade. O objetivo é tentar sanar a deficiência de atendimento a todos os usuários do Iamspe na região. Por enquanto, os usuários poderão usar o Ceama de Araraquara e os médicos conveniados nos consultórios. Podem contar também com os convênios firmados em cidades da região, como Borborema, Matão, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, entre outros.
SANTA CASA X BENEFICÊNCIA PORTUGUESA
Após a publicação desta reportagem no site do SIFUSPESP, algumas pessoas nos avisaram que a Santa Casa de Araraquara não atendia pelo Iamspe, mas sim a Beneficência Portuguesa. Acontece que no município existe a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara (que não atende pelo Iamspe) e também existe o hospital Santa Casa de Misericordia Nossa Senhora de Fatima Beneficiencia Portuguesa (que deixou de atender pelo Iamspe).