O Iamspe vem promovendo uma ação para acelerar o atendimento a pacientes que sofrem com a catarata. Trata-se de um programa de mutirões de cirurgia, que está sendo realizado no Hospital dos Servidores Públicos do Estado na capital paulista dois sábados por mês – o primeiro e o terceiro sábado, das 7h30 às 18h.
A catarata é uma doença que atinge 46% da população mundial com mais de 65 anos, e é a maior causa de cegueira evitável. PelaDgrande frequência que ocorre, as cirurgias terminam se acumulando, principalmente na rede pública de saúde. Com este programa, o HSPE já conseguiu realizar mais de 3 mil cirurgias, reduzindo o tempo de espera.
Segundo o Dr. Pedro Durães Serracarbassa, diretor do Serviço de Oftalmologia do HSPE, por meio dos mutirões, a fila para a realização das cirurgias de catarata já diminuiu em 70%.
“O aumento do acesso à saúde vem permitindo que uma maior parcela da população envelheça com qualidade de vida”, observa o médico.
O Iamspe responde pelo atendimento de 10% da população idosa do Estado de São Paulo e quase 60% dos pacientes internados no HSPE possuem 60 anos ou mais.