O secretário estadual de Saúde, David Uip, comparecerá hoje a uma reunião na Comissão de Saúde da Alesp em audiência pública. O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo – SIFUSPESP – estará representado neste evento pelo Diretor de Saúde, Luiz da Silva Filho (Danone), acompanhado do Diretor de Comunicação Adriano Rodrigues e do Coordenador Adjunto de Sorocaba Geraldo Arruda.
Os dirigentes sindicais irão apresentar ao secretário um ofício no qual cobram a implantação do Programa de Saúde Mental para a categoria. O programa, já previsto em lei, nunca foi implantado no sistema – apenas experimentalmente foi feito um projeto piloto, sem expansão.
No ofício o Diretor de Saúde do SIFUSPESP também trata da falta de profissionais da área médica no sistema prisional, da falta de negociação salarial do governo, e da falta de assistência médica direta para os servidores do sistema acometidos por inúmeras doenças decorrentes físicas e psicológicas decorrentes do trabalho.
Outro tema tratado no documento é o Iamspe. Os sindicatos cobram que o governo aumente a sua participação financeira no instituto, ao menos se equivalendo à contribuição imposta aos servidores (por mês, 2% do salário de cada servidor estadual). Em números: os servidores pagam anualmente R$ 650 milhões ao Iamspe enquanto o governo participa com R$ 100 milhões. Esse aumento da contribuição do governo visa à melhoria do atendimento do Iamspe, que hoje só tem rede conveniada em 200 dos 645 municípios paulistas.
Além disso, o ofício ainda fala da necessidade de construção de hospitais penitenciários em algumas regiões, em especial na região de Presidente Prudente.