compartilhe>

 

 

 

Os últimos dias de 2013 foram tensos em algumas unidades prisionais. Servidores foram agredidos por presos sem qualquer motivação. Na Penitenciária Masculina de Tupi Paulista, por exemplo, um preso desferiu um soco em um ASP no último sábado. Em Pacaembu e em Iperó outras agressões foram relatadas.

Gilberto Antonio, Coordenador do SIFUSPESP na Regional de Presidente Venceslau, compareceu à Penitenciária de Tupi Paulista assim que soube do caso de agressão. Em seguida, se encaminhou para a residência do ASP agredido para saber como o mesmo se encontrava.

O ASP contou para Gilberto Antonio que a agressão ocorreu no final da tarde, durante a tranca das celas do pavilhão em que atua. “Um preso que faz parte da faxina veio em sua direção e desferiu um soco em seu rosto. Só estavam soltos no momento os presos da faxina, que conseguiram apartar a briga que se seguiu”, contou. Aparentemente, a agressão foi gratuita, sem qualquer motivação.

“Essa unidade já teve agressão e o SIFUSPESP já denunciou isso ao secretário. Na época, o secretário Lourival Gomes se comprometeu em priorizar a mecanização/automação das unidades com histórico de agressão a servidores, mas até agora esse processo não aconteceu em Tupi Paulista. A mesma situação ocorre em Pacaembu, que também tem um histórico de agressão a servidores”, comenta Gilberto Antonio.

Foi o segundo caso de agressão a ASP na Penitenciária Masculina de Tupi neste ano. Na Penitenciária de Pacaembu também. As duas estão superlotadas, com mais que o dobro da capacidade, e déficit de funcionários.

Em Iperó, outra agressão. O preso agressor estava em uma cela que havia sido colocada no "amarelo" por indisciplina, e quando o funcionário abriu para fazer a contagem do final da tarde, o preso o agrediu. O agressor foi retirado do raio. Os demais raios foram trancados e visitas suspensas por 15 dias. O GIR foi convocado para fazer blitz no raio.

TENTATIVA DE FUGA

No penúltimo dia de 2013 houe uma nova tentativa de fuga de presos no CDP de Caraguatatuba. Quatro detentos ficaram fora da tranca e subiram na lage, e só se renderam com os tiros dos AEVPs.

No semi-aberto de Pacaembu, dois presos foram resgatados no final de semana antes do Natal. Um ASP foi rendido durante a fuga. Dois homens armados fizeram o resgate. Em outubro, seis presos também fugiram da mesma unidade (três foram recapturados).

 

 

 

 

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp