Na tarde de terça (27), o Coordenador da Regional de São José do Rio Preto Nivaldo Pereira (Palmeirinha), acompanhado do colaborador Marco Pereira (Marcão), fizeram visita ao Centro de Detenção Provisória e Centro de Progressão Penitenciária de São José do Rio Preto. As visitas, que já são rotina dos coordenadores do SIFUSPESP, tiveream o intuito de saber sobre os problemas das unidades e convocar os servidores a participar do Ato Público do dia 06 de agosto.
O principal problema relatado pelos servidores é a superlotação carcerária - problema comum a todas as unidades prisionais paulistas. Os funcionários das unidades têm que lidar diariamente com quase o triplo da capacidade de presos, que, junto com a falta de funcionários, causa um excesso de trabalho, estresse e desgaste do servidor. "Infelizmente nossas unidades estão abandonadas e os servidores que pagam por isso", reclama o Coordenador.
Outro assunto importante tratado na visita foi a convocação dos funcionários do sistema prisional para o Ato Público do dia 06 de agosto na capital paulista. De acordo com o dirigente sindical, foram feitos cadastros de servidores de diversos setores da categoria para participar da grande mobilização. "A categoria precisa tomar um novo rumo, mostrar ao governo que é forte, unida, e está insatisfeita com o tratamento que recebe", afirma Palmeirinha.
Os visitantes conversaram com os diretores de segurança e disciplina das unidades e todo o corpo funcional presente. Eles prometem ainda esta semana fazer outra visita nas mesmas unidades para convocar e conscientizar a categoria sobre a importância da presença de todos no grande Ato Público.
O Ato Público da categoria tem concentração marcada para as 10h na frente da antiga sede do sindicato – Rua Dr. Zuquim, 244, Santana, perto do metrô. De lá, todos os presentes terão à disposição transporte para o local do ato, que por questão estratégica está sendo mantido em sigilo. Ônibus estão sendo disponibilizados para os servidores que desejam participar da mobilização. Não é necessário ser filiado do SIFUSPESP, basta o servidor ligar para a regional mais próxima e passar os dados pessoais para reservar a sua vaga nos ônibus.