compartilhe>

O problema é antigo, e as soluções dadas até agora foram só paliativas. Os funcionários das penitenciárias I e II de Guareí receberam a visita da direção do SIFUSPESP nesta semana para pedir providências quanto à falta de água constante que ocorre nas duas unidades.

 

Os funcionários informaram que já tem até ordem judicial para que as unidades mantenham os registros de água abertos ininterruptamente, mas nem isso resolveu o problema. A SAP abriu processo de licitação para construção de novo poço recentemente. Mas já tem cinco poços construídos, sendo que apenas um efetivamente funciona.

A visita às unidades foi feita na quarta-feira passada (21) por Adriano Rodrigues (Diretor de Comunicação do SIFUSPESP), Geraldo Arruda (Coordenador Adjunto de Sorocaba) e José Ricardo Messiano (Diretor de Base). “Faz cinco anos que denunciamos o problema de abastecimento de água em Guareí, e ainda não foi resolvido”, lembrou Adriano (veja aqui reportagem de 2008 sobre o assunto: http://youtu.be/mpSFpYJp1K0).

Outros assuntos

Os funcionários da PI e PII de Guareí conversaram com os diretores do SIFUSPESP sobre outros problemas crônicos das unidades: superlotação carcerária (são 768 vagas e tem cerca de 1.800 presos em cada unidade), falta de funcionários, desvios de função.

“A não ser o caso da falta de água, os outros problemas relatados são comuns a todas as unidades. O SIFUSPESP cobra do governo a solução dessas questões, mas essa é uma quebra de braço antiga entre sindicato e governo. Acreditamos que só quando os servidores do sistema prisional se unirem, se mobilizarem, poderemos conseguir algo substancial, por isso convidamos a todos os funcionários a participarem do Ato Público da categoria, dia 6 em São Paulo. Temos que mostrar que somos unidos, que somos uma categoria forte, que prestamos um serviço essencial que precisa ser valorizado, e que estamos completamente insatisfeitos com nossa situação”, resumiu o Diretor de Comunicação do SIFUSPESP.

Lembrando a todos que o Ato Público acontece no dia 06 de setembro na capital paulista, com concentração marcada para as 10h em frente à sede do sindicato, na Rua Dr. Zuquim, 244, Santana. O SIFUSPESP está disponibilizando transporte para todos que desejem participar do evento.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp