Levantamento realizado pelo Iamspe, mostra que cerca de 12 mil atendimentos são perdidos mensalmente no HSPE, na capital paulista, em razão de faltas de pacientes que não desmarcam, com antecedência, suas consultas, exames e procedimentos ambulatoriais.
De janeiro a junho de 2013, cerca de 70 mil atendimentos foram perdidos no HSPE. Considerando somente as ausências em consultas médicas, que são as mais procuradas, o número chega a 9 mil por mês.
Outro dado indica que, quando se trata de consultas médicas, a internet é o meio de marcação em que o absenteísmo chega a 25%, ou seja, um paciente falta a cada quatro agendamentos online.
Para confirmar os procedimentos, o HSPE envia, dias antes, SMS aos servidores que incluem o número de celular no cadastro.
Segundo Hilda Matsumoto, assistente da gerência ambulatorial, para garantir a eficiência do serviço, é importante que os pacientes mantenham o registro atualizado.
“É imprescindível que o paciente renove seu cadastro quando houver mudança no número de celular. Assim, o contato para confirmação de consultas, exames e remanejamentos é garantido”, diz.
A direção do Iamspe realiza uma campanha entre os pacientes para reduzir o absenteísmo e incentivá-los a avisarem antes se forem faltar aos procedimentos agendados, dando, assim, oportunidade para que outras pessoas possam realizar consultas e exames ambulatoriais.
O Iamspe possui duas formas de marcar e desmarcar os atendimentos, telefone ou internet. Se não puder comparecer ao procedimento no HSPE, o instituto recomenda que o paciente informe com pelo menos um dia de antecedência, ligando para (11) 5583-7001 ou acessando o site www.iamspe.sp.gov.br.
Para a correta realização da consulta ou exame é necessário que o paciente compareça meia hora antes do horário marcado, tendo em mãos a carteirinha do Iamspe, documento com foto e a guia ou pedido médico. A tolerância máxima para atrasos é de 15 minutos.
(Reportagem: Assessoria de Imprensa do IAMSPE)