Ao verificar o holerith do mês de agosto, todos os ASPs terão uma grande surpresa: o desconto do imposto sindical, que se refere a 01 dia de trabalho anual, que será rateado entre o Sindasp, Federação, Confederação e Central Sindical.
Para o SIFUSPESP, entidade desde 2007 filiada à CUT, deveriam existir outras formas para as entidades que compõem a estrutura sindical se manterem, que não fosse assim tão impositiva. É claro que, muitas vezes, para os sócios do nosso sindicato é revoltante que ele banque com a mensalidade associativa a luta, enquanto outros que fazem questão de arrotar que não são sócios de nenhuma entidade sindical, desfrutem os bônus das conquistas. No entanto, também, o dinheiro do imposto sindical sustenta muitos sindicatos pelegos, pois para dirigentes inescrupulosos, com o dinheiro arrecadado, que serve às vezes para cobrir rombos de péssimas administrações, se julga que não precisa nem da mensalidade associativa.
O SIFUSPESP nunca entrou judicialmente com a mencionada ação, se bem que inúmeras outras entidades do funcionalismo público do Estado de São Paulo entraram e... perderam.
A entidade Sindasp entrou com a ação em março de 2015. Surpreendentemente, conseguiram uma liminar parcial e contaram com a benevolência do governo do Estado que correu para efetuar o desconto já na folha do mês de agosto. Sem dúvida uma grande parceria.
O SIFUSPESP recorrerá judicialmente neste primeiro momento, aquilo que ele tem de direito, mas discorda profundamente de como as coisas estão sendo conduzidas na prática sindical da entidade Sindasp em parceria com o governo do Estado. A categoria não merece.