A ação sindical exige muitos esforços, sejam de ordem organizativa interna, seja, também com o trabalho de base, com ações de reconhecimento simbólico, político, e finalmente de ganho material.
Não vivemos somente de conquistas materiais, e pensar o contrário nos leva a ser presa fácil do consumismo e das barganhas de ganhos mínimos que as vezes podem custar nossa saúde, nosso convívio com a família ou a possibilidade de atividades fora do trabalho.
Por isso são importantes os momentos em que fora de nosso círculo comum (SAP, SIFUSPESP, companheiros de trabalho, etc) se veja reconhecida socialmente nossa atividade. Esse tipo de reconhecimento, se bem trabalhado, é a chave para construir novos ganhos de melhoria salarial e de trabalho, na medida em que a sociedade vá percebendo que necessita muito dos trabalhadores do sistema prisional. Tal fenômeno que é mais freqüente regionalmente, nas cidades em que se encontram as unidades prisionais, necessita converter-se em algo freqüente.
Por isso saudamos a iniciativa recente da Câmara Municipal de Pirajuí que realizou Sessão Solene, no último dia 27, e fazer o reconhecimento de nossa classe por meio do Diploma de Agente Penitenciário e Agente de Escolta Padrão do Ano de 2014.
O evento foi noticiado no site da Secretaria de Administração penitenciária no dia 23/12/14, redatado por Nathalia Malaquim da Assessoria de Imprensa, sob o título:
Câmara de Vereadores da cidade de Pirajuí entrega “Diploma de Agente Penitenciário e Agente de Escolta Padrão do Ano de 2014” - Com essa atitude a cidade não só enaltece, mas também motiva e homenageia aqueles que trabalham para o sistema prisional’.
A notícia segue com o seguinte texto:
Agentes são reconhecidos pelo excelente trabalho prestado a cidade
O trabalho dos agentes penitenciários é de extrema importância para a sociedade e pensando nisso, a Câmara de Vereadores de Pirajuí homenageou os servidores das unidades da cidade com o Diploma de Agente Penitenciário e Agente de Escolta Padrão do Ano de 2014.
A premiação aconteceu no dia 27/11 às 20h. Participaram do evento agentes da Penitenciária Feminina (PF), da Penitenciária “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” (PI) e da Penitenciária “Luiz Gonzaga Vieira” (PII), todos de Pirajuí.
Para escolher os premiados da noite houve uma pesquisa com os diretores das unidades e os critérios analisados foram por merecimento, assiduidade, resiliência e destaque nos serviços prestados.
Na PF de Pirajuí foram premiados o Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP), Rafael Moutinho que trabalha na unidade desde 2012 e a Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Olga Zácari servidora desde 2013. Já na PI a premiação foi para a ASP, Noêmia de Souza Oliveira que presta serviço desde 1993 e o AEVP Christiano Eduardo Hortelan que é servidor desde 2002. Os últimos que receberam o diploma foram o ASP, José Koproski Loureiro e o AEVP, Idário Luiz Pelegrina, que trabalham desde 2002 na PII de Pirajuí.
A cerimônia acontece desde 2004 na cidade e premia não só servidores mas também professores da rede estadual e municipal; agentes de saúde; atiradores do tiro de guerra; agricultores; jovens com exercício de cidadania; líderes comunitários; policiais civis, militares e mirins.
O diretor da PII de Pirajuí, Antonio de Freitas Gomes, acredita que o prêmio enaltece e premia o bom funcionário, além de elevar o prestígio da categoria perante seus pares, familiares e a comunidade local. Os agentes prestigiados relataram aos diretores que se sentiram gratificados e motivados.